Talvez por ter natureza social, o homem, fisiologicamente, é preparado para se comunicar com os seus, seja por gestos, olhar, corpo ou fala. O registro escrito da linguagem oral, porém, foi uma invenção mais tardia que não abrangeu todas as culturas. Assim, sobre a origem e evolução da escrita, assinale a explicação falsa.
ALTERNATIVAS
O registro da linguagem escrita originou-se de necessidades oriundas da vida em sociedade, tais como: para comprovar práticas comerciais, para se ter como requerer uma forma de garantia, para guardar informação, para lembrar, para transmitir informação etc.
Não há certeza sobre qual povo teria inventado a escrita, mas a disputa entre egípcios e sumérios é antiga. Contudo, independentemente de quem tenha sido o real precursor dos registros das palavras, é certo que houve diferentes motivações: os egípcios foram impelidos a escrever, com o fim de louvar seus deuses; já os sumérios priorizavam os registros comerciais e a administração das cidades.
O homem primitivo serviu-se de diversos meios de comunicação, contudo, nenhum deles tinha a finalidade de representar a língua oral. A pictografia são desenhos que imitam, de forma simplificada, aquilo que representam. Quando gravados em pedras, são chamados de petróglifos. Por não apresentar sistematicidade, a pictografia não é considerada um sistema regular de notação da linguagem. Por isso, dizemos que o primeiro registro da linguagem é ideográfico e não pictórico.
Quanto aos sistemas de escrita, as línguas podem ser ideográficas (como o chinês, o japonês, a escrita cuneiforme e os hieróglifos) ou fonéticas (português, francês etc., podendo ser silábica também, tais como o grego micênico e o cherokee). É verdadeiro afirmar que as línguas fonéticas constituem um sistema de comunicação com flexibilidade infinita, além de serem mais econômicas que as línguas ideográficas. Isso porque, na escrita fonética, temos um número limitado e pequeno de letras para formar qualquer palavra que vai especificar ideias; enquanto que nas línguas ideográficas, cada ideograma representa significados, ideias, sem ser específico. No mandarim, por exemplo, a pronúncia de uma palavra tem várias entonações e cada uma delas significa objetos diferentes. Essa língua tem aproximadamente 5000 ideogramas e, na China, o povo conhece cerca de 700.
A escrita pictográfica foi a base da escrita cuneiforme e fonética. Apesar dos "milênios", a pictografia continua a ser utilizada, principalmente, na sinalização do trânsito e de locais públicos, na infografia e em várias representações do design gráfico; pois são autoexplicativas e universais.
Adaptado de: Biblioteca Aloísio Magalhães. Disponível em: .
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Creio que seja a alternativa c) pois a ideografia surgiu depois da pictografia.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás