Português, perguntado por gabizinhaigles, 5 meses atrás


Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade!

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Moderna, 1999.

O famoso “defunto-autor” Brás Cubas, personagem principal de um dos mais notáveis romances de Machado de Assis, evidencia, no trecho anterior, uma importante característica da obra do escritor realista, a

A
luta por interesses entre classes.
B
análise psicológica dos personagens.
C
estrutura dialógica.
D
crítica à burguesia.
E
descrição discreta.

Soluções para a tarefa

Respondido por marileides140
0

Resposta:

A resposta é a letra D

Explicação:

Crítica a burguesia

Respondido por larissamagrani
1

Machado de Assis, na obra "Memórias póstumas de Brás Cubas", apresenta características realistas ao esboçar críticas à classe burguesa.

Quem foi Machado de Assis e o que nos diz o seu poema?

  • "Memórias póstumas de Brás Cubas" é a divisora de águas entre o Romantismo e o Realismo-naturalista.

  • Os trechos que ressaltam tal crítica à elite são: "Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência".

  • Machado de Assis foi poeta e contista brasileiro nascido no século XIX e representante do Romantismo. Em 1855, inicia a sua trajetória à literatura brasileira, com a publicação o seu poema chamado "Ela".

  • Seus contos mais célebres são: Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Quincas Borba. Quanto aos poemas: Poesias completas, Desencantos e Ela.

Saiba mais sobre Machado de Assis em: brainly.com.br/tarefa/12485372

Anexos:
Perguntas interessantes