Tal atitude do sábio provocou as seguintes cO preço da preguiça
Havia um sábio que não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.
Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis - mas tudo que fazia continha uma finalidade muito especial…
Certa noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra no meio da estrada. Depois escondeu-se atrás de uma cerca, e esperou, calmamente, para ver o que aconteceria…
Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para moagem na usina e, com pressa, desviou a carroça e seguiu…
Logo depois, um jovem soldado, entoando um grito de guerra , surgiu pela estrada e concentrado na batalha que deveria ocorrer nos próximos dias, sem sequer ver a pedra, tropeçou e se estatelou no chão poeirento… habituado, levantou-se e seguiu sem pensar, uma única vez, que ele próprio poderia remover a pedra.
Finalmente, ao cair da noite, a filha de um agricultor por lá passou. Embora cansada do dia intenso de trabalho, disse a si mesma: já está quase escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e ferir-se gravemente: - Vou tirá-la do caminho.
Tentou, tentou e tentou até conseguir retirá-la do lugar…
Para sua surpresa, encontrou uma caixa oculta pela pedra, em cuja tampa lia-se a seguinte inscrição: “O conteúdo desta caixa pertence a quem retirar a pedra do meio do caminho.”
Abrindo a caixa, descobriu que estava repleta de ouro.
Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros da região ouviram o que havia ocorrido, correram para o local onde a pedra estava, na esperança de encontrar algum resquício de ouro.
Somente aí o sábio falou:
- Meus amigos, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som, ignorá-los ou desviarmos deles, se assim preferirmos… Assim procederá a maioria de nós. Mas, alguns, poucos, poderão erguê-los e descobrir as oportunidades que encerravam. Somente estes encontram tesouros e dele são merecedores!
RANGEL, Alexandre (Org.) As mais belas parábolas de todos os tempos. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002 (p. 29-30)
“Certa noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra no meio da estrada.”
Tal atitude do sábio provocou as seguintes consequências:onsequências:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a filha do agricultor se preocupou com o fato de alguém tropeçar na pedra e decidiu tirá-la do caminho.
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás