Filosofia, perguntado por lima404priscila, 6 meses atrás

Tais, e ainda mais perniciosos [...] são os efeitos naturais desta nova doutrina. Mas [...] este espírito de insubordinação e independência, ainda que espalhado em todas as heresias destes últimos séculos, não produziu universalmente os mesmos efeitos. Encontrou diversos limites, segundo o temor, os interesses, o caráter dos indivíduos e das nações, ou segundo o poder divino que, quando lhe agrada, põe termos imprevistos às mais indomáveis paixões humanas.

As ideias presentes no texto acima são associadas a

A) Jacques Bossuet, teórico do absolutismo francês que divergia da Teoria do Contrato Social.

B) Nicolau Maquiavel, italiano que defendia valores como virtude e fortuna para manutenção do poder do príncipe.

C) Thomas Hobbes, inglês que defendia que a sociedade civil deveria se organizar politicamente para sair do estado de natureza, associada à guerra.

D) Hugo Grotius, que preconizava a existência de um Estado forte para controlar a sociedade civil.

E) John Locke, que indica a liberdade como princípio fundamental.​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
9

As ideias presentes no texto são associadas a: A) Jacques Bossuet, teórico do absolutismo francês que divergia da Teoria do Contrato Social.

Jacques Bossuet e a defesa do Absolutismo

Jacques Bossuet (1627-1704) defendeu as ideias Absolutistas e o poder da Igreja, na Europa do seu tempo. Como Bispo, defendia a soberania divina dos reis e a mais completa obediência do povo, como única forma de governo.

Inconformado com as ideias mais liberais que se seguiram a Reforma Protestante, Boussuet fomentou as mais duras imposições àqueles que traziam novos ares para a política, diminuindo o poder dos reis e da própria Igreja, a quem considerava detentora do equilíbrio religioso e civil.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre A Reforma Protestante em: brainly.com.br/tarefa/5994923

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes