Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa. Em lógica, as proposições representam pensamentos completos e indicam afirmações de fatos ou ideias. Utiliza-se a tabela verdade em proposições compostas, ou seja, sentenças formadas por proposições simples, sendo que o resultado do valor lógico depende apenas do valor de cada proposição.Assim, com base nessas informações, analise o cenário hipotético a seguir: Em um circuito lógico, um programador se deparou com a seguinte expressão lógica:
(p V q) ^ (p V r)
Não satisfeito com essa expressão ele buscou uma expressão mais simples, porém que fosse equivalente chegando a seguinte expressão:
p V (q ^ r)
I) Levando em consideração as duas expressões citadas acima é possível dizer que elas são equivalentes?Demonstre seus cálculos e resultado.
II) Além das equivalências das expressões, o programador se deparou com um circuito lógico cuja expressão era desconhecida. Qual é a expressão lógica resultante do circuito a seguir? Demonstre seus cálculos e resultado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:
I) Levando em consideração as duas expressões citadas acima é possível dizer que elas são equivalentes? Demonstre seus cálculos e resultado.
p q r pVq pVr pVq ∧ pVr
v v v v v v
v v f v v v
v f v v v v
v f f v v v
f v v v v v
f v f v f f
f f v f v f
f f f v v f
p q r q∧r p V (q∧r)
v v v v v
v v f f v
v f v f v
v f f f v
f v v v v
f v f f f
f f v f f
f f f f f
Como mostrado nas tabelas verdade acima, as expressões são SIM EQUIVALENTES!
II) Além das equivalências das expressões, o programador se deparou com um circuito lógico cuja expressão era desconhecida. Qual é a expressão lógica resultante do circuito a seguir?
A expressão resultante seria a união entre as seguintes expressões:
(p∧q) ∧p
((p∧q) Vq) ∧p
A expressão resultante seria então:
[(p∧q) ∧p] V [((p∧q) Vq) ∧p]
V V V V V V
V V F V V V
V F V V V V
V F F V V V
F V V V V V
F V F V F F
F F V F V F
F F F F F F
p q r (q V r) p V (q Ʌ r)
V V V V V
V V F V V
V F V V V
V F F V V
F V V V V
F V F F F
F F V V V
F F F F F
I) Conforme a elaboração da tabela verdade, podemos verificar que as equações não são equivalentes pois se verifica na 7ª linha a diferença entre ambas.
II) [(p Ʌ q) V ((p Ʌ q) V q)] Ʌ p