História, perguntado por kamilyribeiro875, 11 meses atrás

tabela listando quais eram os principais deuses do Antigo Egito e sua função dentro da sociedade.
3- A religião na sociedade egipcia era politeista, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. Existia
o deus do Sol, da Agricultura dos Mortos, entre tantos outros. Cada cidade Estado do Egito Anti-
go tinha o seu deus protetor. Pesquise no livro didático ou na internet e, em seguida, preencha a
DEUSES EGIPCIOS
NOME
FUNÇÃO​

Anexos:

ariane63948: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
448

Os egípcios eram politeístas, o que significa que adoravam vários deuses. Os principais deuses do Antigo Egito eram:

Faraó: era o poder supremo, considerado um verdadeiro Deus na terra. Tinha poder absoluto, exercendo papel político, soberano, no julgamento de pessoas, no aspecto financeiro.

Amon-Rá ou conhecido como o filho do Sol: foi o primeiro Deus responsável pela criação do mundo.

Tot: conhecido como o patrono da Lua, era conhecido por ser relacionado a cura e sabedoria. Conhecido como um Deus quer era metade humano e com cabeça de ave.

Sekhmet: poderosa e conhecida por ter poder de destruição. Deusa protetora do sol.  

Osíris: Deus responsável pelos julgamentos após a morte. Durante o falecimento, o coração do indivíduo é pesado para determinação da quantidade de benfeitoria que foi realizado ao longo da vida.

Ísis: casada com o deus Osíris, conhecida pelo seu poder de fertilidade, amor e magia.

Hórus: deus dos faraós e guardião das famílias, era representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem.

Hator: casada com o deus Hórus, era responsáve pela proteção das mulheres e de amantes apaixonados.

Bons estudos!


rubisleicordeiro: vcs que tudo pronto
ffdefora6: sim vdd podia pelo umenos agradeçer
rubisleicordeiro: mas ja q vcs tao enchendo o saco eu falo
rubisleicordeiro: estao faltando 3 deuses
rubisleicordeiro: Set: Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.
.
rubisleicordeiro: Set: Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.
rubisleicordeiro: Néftis: Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set. Deusa das terras áridas, dos desertos e da morte. Néftis era considerada infértil, no entanto, teve um caso com Osíris e engravidou de Anúbis. Assim foi descoberto que Set não poderia ter filhos, o que causou a ira do deus do caos. A deusa tem características humanas e assume a forma de águia.
rubisleicordeiro: Anúbis: Deus dos mortos e doentes, responsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Néftis e Osíris, foi responsável pelo embalsamamento e mumificação do corpo de Osíris. Representado com corpo humano e cabeça de chacal.
rubisleicordeiro: felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz???
jessicakaueysilvasou: vlw
Respondido por keilagomesgoncalves
10

Resposta:Para você compreender o politeísmo egípcio, ou seja, o culto a vários deuses, faz-se necessário esclarecer algumas características da sociedade egípcia. O governo no Egito Antigo era teocrático: os administradores governavam em nome dos deuses (da religiosidade). O principal governante do Egito, ou das cidades-estados, era chamado de faraó: ele possuía todo o poder (assumia várias funções: era o rei, juiz, sacerdote, tesoureiro, general) e era tido como um deus vivo: filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação de Hórus (deus falcão). Portanto, a religiosidade e o culto aos deuses no Egito Antigo tinham um grande significado para a sociedade.

Os egípcios cultuavam vários deuses (politeístas) e alguns deuses eram animais. Por exemplo: o gato acabava com as infestações de ratos nos celeiros com os mantimentos; o cachorro auxiliava na caça; o gado, na agricultura (puxava a charrua), entre outros.

Os animais no Egito Antigo eram considerados a encarnação dos próprios deuses. Os egípcios também adoravam as formas e forças da natureza, como o rio Nilo, o Sol, a Lua e o vento.

Cada cidade-estado egípcia possuía o seu deus protetor. Existiam deuses com formato de animal (zoomorfismo), outros deuses tinham o formato de homem juntamente com animal (corpo de homem e cabeça de animal – antropozoomorfismo) e também existiam deuses somente com o formato humano (antropomorfismo).

A religiosidade tinha importância para os egípcios até após a morte, pois eles acreditavam na imortalidade. Por esses motivos cultuavam os mortos e praticavam a mumificação (a conservação dos corpos). Acreditavam que o ser humano era constituído por Ká (corpo) e Rá (alma). No momento da morte, a alma deixaria o corpo, mas poderia continuar a viver no reino de Osíris ou de Amon-Rá – a volta da alma para o corpo dependia do julgamento no Tribunal de Osíris.

Após o julgamento de Osíris, se a alma retornasse ao corpo, o morto voltaria à vida no reino de Osíris; se não, a alma ficaria no reino de Amon-Rá. Daí a importância da conservação dos corpos pela mumificação, se a alma retornasse ao corpo, este não estaria decomposto.

Os principais deuses egípcios eram:

Rá, o deus Sol, unido ao deus Amon, formando Amon-Rá, era o principal deus.

A deusa Nut, representada por uma figura feminina, era a mãe de Rá (Sol). Ela engoliu Rá, formando a noite e fazendo-o renascer a cada manhã.

Ísis foi esposa de Osíris, mãe de Hórus, protegia a vegetação e era a deusa das águas e das sementes.

O deus Hórus foi o deus falcão, filho de Ísis e Osíris, cultuado como o sol nascente.

Osíris, deus dos mortos, da vegetação e da fecundidade, era representado pelo rio Nilo. Era Osíris que buscava as almas dos mortos para serem julgadas em seu Tribunal.

Set foi colocado como grande inimigo de Osíris (Nilo), era o vento quente vindo do deserto, encarnação do mal.

O deus Amon, considerado deus dos deuses do Egito Antigo, foi cultuado junto com Rá (Amon-Rá).

As crenças e cultos religiosos estavam na base das manifestações culturais, sociais, políticas e econômicas no Egito. A religiosidade permeava toda a sociedade egípcia, nas artes, na medicina, na astronomia, na literatura e no próprio governo do Egito Antigo

Explicação:espero ter ajudado ;3

Perguntas interessantes