Tabela 2 Organelas Função
1-Membrana plasmática -
2-Citoplasma-
3-Ribossomo
4-Complexo de Golgi
5-Mitocondria
6-Lisossomo
7-Reticulo Endoplasmática Liso
8-Reticulo Endoplasmática Rugoso
9-Nucleo-
Soluções para a tarefa
Resposta:
A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
fluido de aparência gelatinosa, rico em moléculas orgânicas e organelas, presente no interior das células e que circunda o núcleo; citoplasto.
Ribossomas ou ribossomos são as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Encontram-se livres no citoplasma tanto nas células eucariontes como nas procariontes. Nas eucariontes, eles também podem estar aderidos ao retículo endoplasmático.
Complexo de Golgi é uma estrutura das células eucarióticas que possui um papel muito importante no organismo dos seres vivos. O termo é uma homenagem ao citologista italiano Camillo Golgi que descobriu essa estrutura.
organela citoplasmática membranosa, cuja principal função é a geração de energia através da síntese do trifosfato de adenosina (ATP).
Lisossomas Lisossomos são organelas celulares citoplasmáticos que possuem a capacidade de degradar partículas. A partir disso, elas desempenham uma importante função de reciclagem de componentes celulares envelhecidos, além de defesa contra agentes externos e participação no processo de autofagia.
O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula. Representação do retículo endoplasmático liso e rugoso.
retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com o envólcro nuclear.
Envoltório nuclear: O envoltório nuclear, também chamado de carioteca, é formado por duas membranas e garante a separação entre o conteúdo do núcleo e o conteúdo do citoplasma. A membrana mais externa é contínua com o retículo endoplasmático granuloso, apresentando ribossomos aderidos.