História, perguntado por homurairota, 1 ano atrás

Ta'rikh Al-Sudan, cronista da cidade de Tombuctu, relata a seguir alguns aspectos da vida na região de Djenné, no Império do Mali:

O território de Djenné é fértil e povoado; conta, todos os dias da semana, com numerosas feiras. Afirma-se que abriga 7 077 aldeias bastante próximas umas das outras. E o fato seguinte bastará para dar ideia dessa proximidade das aglomerações: se o sultão precisa, por exemplo, mandar chamar um morador de aldeia situada na região do lago Debo, seu mensageiro vai até uma das portas dos bastiões, de onde grita a mensagem; esta é repetida de aldeia em aldeia, de modo que a mensagem chega prontamente ao interessado, que então obedece à convocação que assim lhe foi transmitida.


a) O texto traz indícios da economia na região de Djenné. Aponte tais indícios.

b) O texto também traz vestígios das atividades políticas no território de Djenné. Aponte-os.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
22

A - No texto há menções à fertilidade das terras - o que leva a crer que praticavam a agricultura - e à grande população - ou seja, que a agricultura existia ainda em larga escala.

Além disto fala das feiras e do grande número de vilas e povoados, o que dá a ideia de que o comércio era forte dentro do território.

B - O texto fala sobre uma ordem teocrática da sociedade: ela é comandada por um sultão (portanto, uma figura também religiosa do Islã), que convoca seus súditos que prontamente o obedecem.


homurairota: Muito obrigada! :D
Respondido por kevinmarinhoalencar
8

Resposta:

a) A citação à fertilidade aponta para um indício de atividades agrícolas. A existência de numerosas feiras para relações comerciais intensas.

b) Ocorre uma fragmentação em aldeias, mas submetidas ao poder central de um sultão que busca impor sua autoridade. O texto também cita um mensageiro, vestígio de uma máquina burocrática.

Perguntas interessantes