TA HIMINIRI
pregou-o na parede, por cima do bureau. Está cheio de erros e pastéis Mas Dr. Gouveia não os sente.
O espirito dele não tem ambições. Dr. Gouveia so se ocupa com o temporal a renda das propriedades
e o cobre que o tesouro lhe pinga.
Não consigo escrever Dinheiro e propriedades, que me dão sempre desejos violentos de
mortandade e outras destruições, as duas colunas mal impressas, caixilho, Dr. Gouveia, Moisés,
homem da luz, negociantes, politicos, diretor e secretário, tudo se move na minha cabeça, como
um bando de vermes, em cima de uma coisa amarela, gorda e mole que é, reparando-se bem, a
cara balofa de Julião Tavares muito aumentada. Essas sombras se arrastam com lentidão viscosa,
misturando-se, formando um novelo confuso.
RAMOS. Graciliano. Angustia 1 ed. Rio de Janeiro: Record 2013. p. 2-4 (adaptado)
Questão 05
embrulhos no guarda-comidas, automóveis
foncam na rua
Angustia
Em duas horas escrevo uma palavra:
Cecilane Ramos
Marina Depois, aproveitando letras deste nome,
arranjo coisas absurdas: ar, mar, rima, arma, ira,
1. Certos lugares que me davam prazer amar Uns vinte nomes. Quando não consigo
tomaram se odiosos, Passo diante de uma
formar combinações novas, traço rabiscos que
Ivana, olhe com desgosto as vitrinas, tenho
representam uma espada, uma lira uma cabeça
a impressão de que se acham all pessoas de mulher e outros disparates. Penso em
exibindo titulos e preços nos rostos vendendo individuos e em objetos que não têm relação com
se. E uma espécie de prostituição. Um sujeito os desenhos processos, orçamentos, o diretor,
chega atenta, encolhendo os ombros ou o secretário, politicos, sujeitos remediados que
estirando o beiço, naqueles desconhecidos que
me desprezam porque sou um pobre-diabo.
se amontoam por detrás do vidro. Outro larga Tipos bestas. Ficam dias inteiros fuxicando
uma opinião à toa. Basbaques' escutam, saem
nos cafés e preguiçando, indecentes. Quando
E os autores, resignados, mostram as letras e
avisto essa cambada, encolho-me, colo-me às
os algarismos, oferecendo-se como as mulheres
paredes como um rato assustado. Como um
da nua da Lama
rato, exatamente. Fujo dos negociantes que
Vivo agitado, cheio de terrores, uma tremura
soltam gargalhadas enormes, discutem política
nas mãos, que emagreceram. As mãos já não
são minhas são mãos de velho, fracas e inúteis.
Não posso pagar o aluguel da casa.
As escoriações das palmas cicatrizaram
Dr. Gouveia aperta-me com bilhetes de
Impossivel trabalhar. Dão-me um oficio,
cobrança. Bilhetes inúteis, mas Dr. Gouveia
um relatório, para datilografar, na repartição.
não compreende isto. Há também o homem da
Até dez linhas vou bem. Dal em diante a cara
luz, o Moisés das prestações, uma promissória
balofa de Julião Tavares aparece em cima do
de quinhentos mil-réis, já reformada. E coisas
original, e os meus dedos encontram no teclado
piores, muito piores.
uma resistência mole de carne gorda. E lá vem
O artigo que me pediram afasta-se do papel.
o erro. Tento vencer a obsessão, capricho em
É verdade que tenho o cigarro e tenho o álcool,
não usar a borracha. Concluo o trabalho, mas a
mas quando bebo demais ou fumo demais, [...]
resmade papel fica muito reduzida.
a minha tristeza cresce. Tristeza e raiva. Ar, mar,
À noite fecho as portas, sento-me à mesa
ria, arma, ira. Passatempo estúpido.
da sala de jantar, a munheca emperrada, o Dr. Gouveia é um monstro. Compôs, no
pensamento vadio longe do artigo que me
quinto ano, duas colunas que publicou por
pediram para o jornal. Vitória resmunga na
dinheiro na seção livre de um jornal ordinário.
cozinha, ratos famintos remexem latas e
Meteu esse trabalhinho num caixilho dourado e
No trecho da obra, há uma indisposição entre funcionário e chefe, o que nos remete
A) a aspectos sociais das divergências entre classes sociais.
B) à aflição da pobreza e da fome presente no período da escravidão.
C) ao aspecto cultural apresentado sob a óptica de um sujeito confuso.
D) ao trabalho árduo realizado pelo funcionário apenas na era modernista.
E) à narração ficcional sobre ambientes de leituras realizadas através de vitrines.
ah
Questão 06
A obra "Angústia", de Graciliano Ramos, apresenta uma denúncia entre a tomada de consciência no
Brasil dos anos 30, com a modernização acelerada, e o sistema escravista herdados pelo pais. Essa
relação evidencia
A) o cotidiano de um funcionário público.
B) a conscientização das classes sociais nesse período.
C) a impossibilidade de um indivíduo trabalhar na velhice.
D) os diferentes ofícios em oposição à época da modernização.
E) as dificuldades individuais que refletem a crise social existente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
5) (A)
6) (E) as dificuldades individuais que refletem a crise social existente
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