t (Enem) "Quando tomaram a Bahia em 1624-5. os -olaadeses promoveram também o bloqueio novol de Benguela e Luanda, no costa africano. Em 1637. Nassau enviou uma frota do Recife para capturar São forge da Mina, entreposto português de comércio de ouro e de escravos no litoral africano (atual Gana). Luando. Benguela e Sôo Tomé caíram no mõo dos holandeses entre agosto e novembro de 1641. A capturo dos dois polos da economio de plantações mostravo-se indispensável para o implemento da atividode açucareira."AlENCASTRO. L. F. "Com quantos escravos se constrói um pais?"In: Revista de História da Bibtioteco Nadonol. Rio de Janeiro, ano 4. n. 39. dezembro de 2008. (adaptado)Os polos econômicos aos quais se refere o texto são:a)As zonas comerciais americanas e as zonas agrícolas africanas.b)As 2onas comerciais africanas e as 2onas de transformação e melhoramento americanas.c)As zonas de minifúndio americanas e as zonas comerciais africanas.d)As zonas manufatureiras americanas e as zonas de entreposto africanas no caminho para a Europa.e)As zonas produtoras escravistas americanas e as zonas africanas reprodutoras de escravos.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta letra E
Essas zonas eram muito importantes para a implantação do sistema açucareiro no Brasil, por isso, que os holandeses investiram nessas áreas.
Os holandeses queria ter o domínio desses territórios, pois sabiam que sem isso o domínio do espaço brasileiro seria inútil. Era uma maneira de assegurar o sucesso da dominação holandesa nas terras ao nordeste do Brasil.
O domínio do local onde se fornecia escravo para a América significava danificar também a prosperidade dos portugueses, pois eles precisavam do comercio de escravos para alavancarem a economia da colônia.
Perguntas interessantes