História, perguntado por antoniaizadorap82wqn, 1 ano atrás

surgimento da burguesia e proletariado

Soluções para a tarefa

Respondido por IngridSilveira1
3
A sociedade que se organizou em torno da industrialização dividiu-se basicamente em duas camadas sociais: a burguesia, proprietária das fábricas, das máquinas, do comércio, das redes de transporte e dos bancos, e o operariado. Esse novo tipo de trabalhador, também chamado de proletário, vive do salário que recebe pelo trabalho realizado para o capitalista.
Respondido por sheeron
0

Resposta:

Surgimento da burguesia -  

A decadência da Idade Média e o consequente surgimento do capitalismo fizeram com que o mundo e, principalmente, a Europa, passasse por diversas modificações em sua política, economia e no meio sociocultural. Declínio do feudalismo, sistemas absolutistas, Reforma Protestante, monarquias nacionais, entre outros, foram alguns dos acontecimentos que ajudaram a organizar a visão do novo mundo.

Chamado de Era Moderna, esse novo período coincide com o aparecimento da própria burguesia, sendo essa representada por valores protocapitalistas, como a liberdade individual, o livre comércio e os direitos civis e de religião.

Suprimido durante a Idade Média, o comércio ressurge, principalmente com a expansão das próprias trocas comerciais e da expansão marítima para o continente americano e a abertura de rotas pelo Mar Mediterrâneo.

Essa ampliação das relações comerciais impulsionou e expandiu a nova classe social da burguesia, de modo que o surgimento das grandes cidades foi fundamental para sua ascensão inicial. O próprio nome vem dos burgos, onde viviam mercadores e camponeses nessa época.

Reunindo-se nas associações comerciais conhecidas como guildas e desenvolvendo a interação entre vários profissionais nas Corporações de Ofício, os burgueses foram fundamentais nas articulações que desencadearam, algum tempo depois, na quebra da pirâmide social estratificada que se conhecia na época.

Para saber quem foi a burguesia na idade média, é preciso lembrar que ela fazia parte do povo, como qualquer outro cidadão que não fosse nobre ou integrante do clero. Se essas duas classes da elite eram possuidoras de grandes propriedades e estavam isentas de impostos, aos poucos foram perdendo poderes e influência para a burguesia.

Se antes as aspirações de vida do povo giravam em torno de postos de trabalho servil mais próximos da nobreza, agora as pessoas enxergavam no comércio uma possibilidade ascensão social, política e financeira.

Ao longo do tempo, o Renascimento Cultural também contribuiu para trazer à sociedade novas perspectivas de organização e mesmo de pensamento. As próprias filosofias antropocentristas, tirando a religião do centro do universo, fizeram com que os ideais de liberdade se fortalecessem na sociedade, ajudando a quebrar o status quo da nobreza.

Como surgiu o proletariado -

Para além da origem do termo no Império Romano Antigo, nós podemos encontrar a origem do proletariado ainda na Idade Média entre as pessoas pobres e exploradas pelo sistema da época. No período feudal, os nobres eram aqueles que tinham terras, eles eram os senhores feudais, donos de feudos na Europa. Eles, por sua vez, possuíam servos, que trabalhavam para eles dentro dos feudos em troca de alimentação e moradia.

Além dessas classes, dentro dos feudos, ainda existiam os camponeses, que plantavam e criavam animais. Esses trabalhadores eram obrigados a pagar impostos e a servir o seu senhor em troca do direito de utilização da terra e da proteção.

Quando os feudos unificaram-se em reinos e, mais tarde, em Estados Nacionais, houve uma tendência a certa manutenção da ordem social vigente: os pobres continuaram pobres, e os ricos, como sempre, ricos. As cortes mantinham a nobreza, detentora de títulos e terras, vivendo no luxo, enquanto os descendentes dos servos e dos camponeses continuavam na mesma situação de seus ancestrais.

Com a ascensão da burguesia e o crescimento das cidades, entre os séculos XVIII e XIX, muitos camponeses abandonaram a difícil vida no campo para tentar um emprego na cidade. Chegando lá, sobretudo nas regiões industriais da Inglaterra, os antigos camponeses eram empregados nas fábricas pertencentes aos burgueses, dando, assim, início à classe proletária.

Como surgiu a burguesia e o proletariado -

A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.  Surge com o final da Idade Média e reconfiguração da sociedade como um todo, dando início a Idade Moderna e um novo mundo.  

A palavra burguesia vem de “burgo”. Os burgos eram cidades medievais que foram se formando conforme a queda da Idade Média. Os indivíduos que habitavam os burgos controlavam o mercado, o lucro e o consumo dos outros indivíduos, principalmente aqueles que não habitavam essas cidades. Com o passar do tempo, os burgueses foram controlando cada vez mais as relações de mercado e assim, ascendendo ao poder.

É Karl Marx, filósofo alemão, que define a burguesia como a classe social detentora dos meios de produção. Para ele, é por isso que ela se torna dominante da classe operária, o proletariado.

Perguntas interessantes