Português, perguntado por FernandoOliveira0302, 8 meses atrás

Suponhamos que você esteja escrevendo o seu TCC, e o tema seja algo relacionado às diferenças entre grupos sociais dentro do RJ. Abaixo você verá trechos de obras de autores diferentes. Escreve um parágrafo fazendo paráfrase dessas três obras mencionadas.
OBS: Lembre-se de que sua paráfrase dessas obras deve ser organizada em um mesmo parágrafo. Lembre-se, também,
Texto 1
John Max, em seu livro A ONDA SOCIAL, publicado em 2015
A minha opinião é a de que as sociedades apresentam uma complexidade acima das capacidades científicas, jurídicas e religiosas. Acho que os diversos grupos sociais não podem se reprimir, em prol de uma coesão aparente. Sou adepto da desordem como primeiro passo de uma nova ordem.

Texto 2
Émile Durkheim, em seu livro AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO, de 1895
Pesquiso as sociedades e tenho autoridade para dizer que, em um estado moderno, a consciência coletiva deve estar acima da consciência individual. Assim, por mais que os homens tenham seus apetites e desejos, precisam abrir mão de quase todos eles em prol da ordem social.

Texto 3
Júlio Cesar Santos, em seu artigo SOCIEDADES CARIOCAS E SUAS DIFERENÇAS, publicado em 2012.
Pude perceber, em todo esse tempo pesquisando várias sociedades aqui no Rio de Janeiro, que não existe um padrão social mais forte que as diferenças entre as tribos. No entanto, essas mesmas diferenças não podem ser maiores do que a tolerância e o respeito entre elas.

Questão 4 (valor 2,0 pontos)
Escreva um texto argumentativo, sobre algum dos temas abaixo, deixando clara a sua opinião, justificando-a com pelo menos dois argumentos. Não esqueça de concluir o texto, reafirmando sua opinião.


FernandoOliveira0302: vc pode escolher 1 dos 3 temas que coloquei
FernandoOliveira0302: mas basicamente tenho que fazer um paragrafo parafraseando os 3 textos
FernandoOliveira0302: e a questão 4 está em outro post https://brainly.com.br/tarefa/44190111
FernandoOliveira0302: foi erro meu a questão 4 ta ai

Soluções para a tarefa

Respondido por jonasdesousac
2

As desigualdades sociais e econômicas fazem parte de todos os países, independentemente de ser rico ou pobre, embora seja mais efetivo em nações subdesenvolvidas que sofrem com as consequências oriundas do período colonial. São várias as causas que contribuem para a condição de subdesenvolvimento em que se encontram muitos países. Dentre elas, as principais são:

-Disparidade em relação à distribuição da renda, ou seja, uma grande parcela da população recebe baixos rendimentos, o que contribui para o agravamento da pobreza. Geralmente a riqueza permanece nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria vive com sérios problemas sociais.

Brasil Escola

Respondido por Tetejulhinha
1

Resposta:

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução

Alguns dos principais vestibulares do país, tais como o Enem e a Fuvest, solicitam a seus candidatos que façam uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, também conhecido como dissertação escolar. Nesse tipo de texto, o redator deve apresentar um ponto de vista e defendê-lo com bons argumentos. No caso específico do Enem, é necessário, também, apresentar propostas de intervenção.

Características

As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:

Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;

Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;

Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;

Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Estrutura

O texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três – introdução, argumentação e conclusão – e cada uma delas tem suas particularidades, conforme explicaremos a seguir:

Introdução

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese.

Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Por exemplo, acerca do assunto “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, uma tese possível seria “o preconceito contra as religiões de matriz africana dificulta o combate à intolerância religiosa no Brasil.”

Argumentação

Os parágrafos intermediários das dissertações escolares são reservados para a comprovação da tese apresentada na introdução. Um argumento é composto duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.

Na fundamentação, o autor deve buscar provas de que seu ponto de vista está correto. São considerados fundamentos citações de autoridade, referências históricas, conceitos teóricos consagrados, notícias publicadas em jornais de qualidade, etc.

Na análise do fundamento, o redator deve explicitamente demonstrar qual é a relação entre a prova levantada e a tese proposta. Um exemplo de argumento para a tese escrita alguns parágrafos acima seria:

Conclusão

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução.

No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

No caso da conclusão com proposta de solução, é preciso que o redator apresente soluções práticas e detalhadas acerca dos problemas levantados no texto. Se, por exemplo, o problema discutido na argumentação foi o preconceito contra religiões de matriz africana, a solução deve ser direcionada a essa questão. Uma proposta detalhada, é importante ressaltar, deve determinar:

Agentes (quem executará);

Ações (o que será feito);

Meios (como a solução será produzida);

Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).

Portanto, sugerir que o Ministério da Educação (agente) produza materiais publicitários combatendo o preconceito contra religiões de matriz africana (ação) por meio de TVs, rádios, jornais e redes sociais (meio) para que os índices de violência contra centros religiosos afros diminuam (consequência) seria uma boa proposta de solução para o Enem.

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo

Veja, a seguir, um exemplo de dissertação nota mil na prova no Enem de 2017, cujo tema solicitado foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”:

Plano de texto: como fazer um texto dissertativo-argumentativo passo a passo

Para produzir uma boa redação dissertativo-argumentativa, é fundamental, antes de tudo, fazer um bom projeto de texto. Para tanto, basta que o escritor escreva e preencha, em folha à parte, os seguintes tópicos:

Tema: escreva a frase temática inteira, não a resuma aqui.

Tese: nesse espaço, escreva qual será o ponto de vista defendido no texto.

Argumentos: elenque quais serão os fundamentos usados em cada argumento – é importante que a dissertação contenha, ao menos, dois argumentos. Em seguida, explicite como cada fundamento comprova a tese acima citada.

Propostas de solução: no caso do Enem, é necessário produzir sugestões para diminuir ou acabar com os problemas discutidos no texto. Portanto, nesse espaço, apresente essas soluções, detalhando as ações, os agentes, os meios e as consequências para cada solução.

espero ter ajudado se não mil perdoes


FernandoOliveira0302: ajudou mt a começar mas oque eu não entendi é como eu faço a parafrase de 3 textos em 1 unico paragrafo, isso é possivel?
Perguntas interessantes