" Suponha que você seja um gestor ambiental e foi contratado para auxiliar uma padaria (com fabricação exclusiva de pães) na gestão dos seus resíduos. Logo, você terá que elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), o qual é exigido pelo órgão ambiental municipal. Diante disso, que tipo de atenção você teria na elaboração do PGRS? Quais tipos de informações você julga importantes e devem constar no PGRS? Como essas informações podem ser obtidas? Quais tipos de resíduos sólidos serão gerados durante a ATIVIDADE do estabelecimento e merecem atenção por parte da gestão? .
Soluções para a tarefa
Resposta:
O plano é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade de cada tipo de resíduos gerados em uma empresa.
Através do PGRS são indicadas as formas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado.
Para elaborar o PGRS são definidos medidas e procedimentos para o correto manejo e gerenciamento dos resíduos, os quais quando aplicados, têm como consequência a minimização dos impactos ambientais.
As empresas que elaboram o PGRS, além de cumprirem com a lei, também, demonstram que seus processos produtivos são controlados para evitar grandes poluições ambientais e consequências para a saúde humana.
PGRS pode ser uma condição para emissão de alvarás das atividades e integra o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras.
Explicação: