Matemática, perguntado por soniasola2009, 1 ano atrás

Suponha que você precise aplicar um questionário a uma população 200 Agentes de Segurança Pública, que por motivo de logística não é possível submeter a todos ao referido questionário. De acordo com estudado, resolva a questão e façam as considerações à respeito da amostra, tendo com base o erro amostral para análise criminal e suas implicações no resultado da amostra dessa população, cujo erro amostral não supere 7%.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
0

Oi, tudo bem?

A determinação do tamanho da amostra deve levar em conta um erro tolerável (erro amostral) e a probabilidade de se cometer tal erro. Esse erro tolerável é uma margem de erro das estimativas em relação ao parâmetro, para mais ou para menos, o qual o pesquisador está disposto a aceitar.

Assim, resolvendo este problema na prática, pode-se escolher um tamanho inicial da amostra n₀ em função de um erro relativo tal que o erro não supere 7%:

 n_{0} = \frac{1}{\epsilon ^{2}}

 n_{0} = \frac{1}{0,07 ^{2}}

 n_{0} = 204

Conhecendo o tamanho da população (N = 200), deve-se fazer a correção:

 n = \frac{N . n_{0}}{N+n_{0}}

 n = \frac{200 . 204}{200+204}

 n = \frac{40800}{404}

 n = 100,9

Assim, o tamanho da amostra, considerando que o erro não ultrapasse 7%, deverá ser de no mínimo, aproximadamente, 101 Agentes de Segurança Pública.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes