História, perguntado por humbertomatheuz1056, 11 meses atrás

Suponha que você é professor(a) de História da segunda fase do Ensino Fundamental e que possui um aluno surdo e conta com a presença de um intérprete em sala de aula que não é formado em História. Neste contexto: 1- Como você organizaria seu trabalho pedagógico de maneira a estabelecer a melhor relação possível tanto com o aluno surdo quanto com o intérprete? 2- Considerando que para o surdo a Língua Portuguesa é sua segunda língua, como você estabeleceria uma “matriz” de correção para questões discursivas de sua disciplina? Haveria alguma outra maneira de você compreender melhor o que o surdo escreveu, atuando em uma perspectiva inclusiva? 3- Considerando que, na sua disciplina, a reflexão sobre os temas é de fundamental importância e que isso pode ser aferido mediante as questões discursivas que certamente se apresentariam de forma reduzida nas respostas do surdo que não é fluente em português, como você poderia suprir esta dificuldade deste aluno, sem, todavia, agir de forma excludente em sala de aula? ORIENTAÇÕES: 1- Observe que a proposta do MAPA é constituída por três propostas. Assim, não deixe de responder a nenhuma delas. 2- Seu texto de análise deve ser único, escrito na letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12 e conter uma lauda (página). Utilize o template disponível na pasta Material extra. 3- Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. 4- Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). ALTERNATIVAS Selecione o arquivo:Tamanho máximo 40MBEscolher arquivo Responder

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoLDSM
3

Prezado,


Primeiramente, o fato de poder explicar o conteúdo ao intérprete, por si só, já é uma grande vantagem, uma vez que sua aula fluirá melhor, porém é indispensável o uso de palavras-chave no quadro, um bom acompanhamento, e sempre que possível, tirar as duvidas do aluno em questão.


Sobre a segunda questão, isso é variável, uma vez que em alguns casos, pode se tornar ofensivo e/ou constrangedor para o surdo, sendo o idealapoiar incentivar o desenvolvimento de um melhor vocabulário para o aluno, e não utilizando de termos complexos sem necessidade, tais como; “far-ze-ei de ti, ó, minha Odisséia, a mais afável de minhas concubinas”.


Quisto que, não há necessidade para tal.


Em experiência própria, o método que acredito ser o melhor, é pegar uma questão para o debate, escrever a pergunta no quadro, e colocar duas ideias, apenas o temas-chave de ambas, comoSocialismo X Capitalismo. E seguir com perguntas que necessitam de um debate, mas também de um pensamento complexo, atrasando a aglomeração de conteúdo, assim o aluno surdo poderá acompanhar melhor o desenvolvimento participar.


Uma boa pratica, seria como, fazer perguntas sobre os temas chave, e a cada resposta, inserir uma palavra ao mesmo, como gatilho para o aprendizado, comoSocialismo, como é a economia? “Após alguém responder”, O Governo controla o capital monetário (é marcado como chave para aprendizado).


Atenção, isto serve apenas para base em seu trabalho, estou lhe passando experiências que sei que são criveis, caso você tenha algum material didático sobre o assunto, aconselho fortemente a consulta, junto à experiência que lhe passei, assim seu texto terá uma base forte e um corpo decente.

 

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes