Suponha que uma nave se afaste da Terra com velocidade de 85% da velocidade da luz e um astronauta em seu interior mede seu comprimento (lembre-se: esse é o comprimento proprio), encontrando 12m. Um observador que se encontra na Terra, se pudesse medir desse ponto de vista o tamanho da nave, encontraria um valor menor, calculando como segue A velocidade da Terra em relação à nave é vt = 0,85c, e o comprimento proprio é L'=12m. Então:
me ajuda pfvvvv
Soluções para a tarefa
Resposta:
O comprimento medido do ponto de vista de um observador que se encontra na Terra é o equivalente a 12 . metros.
Explicação:
Contração do Comprimento
Em seus postulados, Einstein propôs que: as leis da física são as mesmas para qualquer referencial inercial, e a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor em todas as direções e em todos os referenciais inerciais.
Assim, foi proposto que o comprimento de um corpo, medido em outro referencial em relação ao qual está se movendo (na direção da dimensão que está sendo medida), é sempre menor que o comprimento medido inicialmente.
De tal modo, podemos dizer que houve uma contração de comprimento, sendo a equação abaixo a que faz uma ligação direta entre esses comprimentos:
L=L' .
Onde:
L = comprimento do objeto em movimento em relação a um observador na Terra
L’ = comprimento do objeto em movimento próprio
v = velocidade da nave de 85% da velocidade da luz
c = velocidade da Terra em relação a nave
Sendo:
L'= 12m
v= 85% de 3.m/s
c= 0,85m/s
L= ?
Antes encontramos a porcentagem 85% de 3. utilizando o calculo da Forma decimal:
85% de 3.= × 3.= 25,5.m/s
Agora utilizando a formula da contração de comprimento:
L=L'
L= 12 .
L= 12 .
L= 12 .
L= 12 . m
Visto isso, o comprimento medido do ponto de vista de um observador que se encontra na Terra é o equivalente a 12 . metros.
Espero ter ajudado (●'◡'●)
Bons estudos.