Suponha que uma indústria de alta tecnologia tenha descontinuado a produção de um componente eletrônico que era vendido a outras indústrias para a fabricação de microcomputadores e que a máquina instalada nessa linha de produção tenha sido concebida especialmente para fabricar esse componente. Considere, ainda, que dada a impossibilidade do uso desse componente em outras linhas de produção ou de sua venda no mercado de usados, o contador tenha baixado a máquina do ativo da empresa, cujo valor contábil na data da baixa era de R$ 1.300.000,00. Com base na situação apresentada, faça o que se pede nos itens a seguir. a) Justifique a decisão do contador de baixar a máquina do ativo da empresa, fundamentando-se na definição de ativo, segundo as normas contábeis adotadas no Brasil. b) Supondo que o contador não tivesse baixado a máquina do ativo, descreva a consequência para a utilidade e a qualidade das informações contábeis reportadas pela empresa. Embase sua resposta nas Características Qualitativas Fundamentais.
Soluções para a tarefa
a) Justifique a decisão do contador de baixar a máquina do ativo da empresa, fundamentando-se na definição de ativo, segundo as normas contábeis adotadas no Brasil.
O contador teve a postura correta, e registrou de modo coerente a baixa, afinal a máquina não estava gerando lucro, ou melhor dizendo fluxos de caixa, para a empresa. Precisamos lembrar que o ativo, esta sob controle da empresa (entidade), sendo fruto de um histórico, desse ativo, são esperados benefícios econômicos no futuro.
b) Supondo que o contador não tivesse baixado a máquina do ativo, descreva a consequência para a utilidade e a qualidade das informações contábeis reportadas pela empresa. Embase sua resposta nas Características Qualitativas Fundamentais.
A consequência seria o empenho negativo, que a informação contábil e financeira, adquiriria, no momento que a mesma não demonstraria veracidade a realidade vivenciada. Como características qualitativas temos a representação da realidade de modo verídico e também a relevância da informação contábil e financeira, sua ausência prejudicaria a atitude da empesa.