ENEM, perguntado por BellyChiZuMy5645, 1 ano atrás

Suponha que um pesticida lipossolúvel que se acumula no organismo após ser ingerido tenha sido utilizado durante anos na região do Pantanal, ambiente que tem uma de suas cadeias alimentares representadas no esquema:

PLÂNCTON PULGA-D’ÁGUA LAMBARI PIRANHA TUIUIÚ

Um pesquisador avaliou a concentração do pesticida nos tecidos de lambaris da região e obteve um resultado de 6,1 partes por milhão (ppm).

Qual será o resultado compatível com a concentração do pesticida (em ppm) nos tecidos dos outros componentes da cadeia alimentar?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por laurinhaazeved11
40

Resposta:

LETRA C

Explicação:

A questão fala sobre bioacumulação e magnificação trófica. Esses conceitos têm relação com o aumento de compostos tóxicos nos organismos, e sempre com um maior acúmulo nos organismos de maior nível trófico. Como o lambari possui uma concentração de 6,1, os organismos abaixo dele (plâncton e pulga d’água) na cadeia alimentar devem ter uma concentração menor, enquanto os indivíduos acima (piranha e tuiuiú) devem ter uma concentração maior do composto.

Respondido por darwinsiembor
0

Resposta:

opcao C

Explicação:

como é bio acumulação os organismos atrás do lambari terão uma concentração menor enquanto os predadores a frente do lambari vão ter maior concentração

Perguntas interessantes