Contabilidade, perguntado por nildonil17, 11 meses atrás

Suponha que um investidor tenha aplicado seus recursos em uma instituição financeira que prometeu um rendimento prefixado de 2,5% a.m. Esta seria, no caso, a taxa aparente do rendimento. Ao final do investimento, ele constatou que a inflação do período de seu rendimento foi de 1,7% no mês. Nessa situação, é comum, equivocadamente, o investidor ser induzido a pensar que seu investimento teve um rendimento líquido de 0,8% no período. O certo é considerar o efeito da inflação primeiro e depois verificar a taxa líquida real do rendimento, como se ambas, taxa de inflação e a taxa real, estivessem numa relação composta. A partir do exposto acima, pesquise quais são os principais indexadores de inflação da economia brasileira e discorra como a Fórmula de Fisher pode ser útil para resolver problemas como o exemplo acima.

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
2

Olá!

No Brasil os principais índices utilizados como referência para o cálculo da inflação são: Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-DI).

A fórmula de Fisher é a seguinte:  

Taxa Real = ({[1+ (Taxa aparente/100)]/[1+( Taxa da Inflação/100)]}-1) x 100  

Através dessa fórmula, podemos descontar a inflação dos juros nominais ou ainda podemos utilizá-la para descontar uma taxa de administração de fundo de investimento, por exemplo.


Perguntas interessantes