Suponha que um aluno do IFCE, durante a aula no laboratório de física da instituição, põe-se sobre um instrumento que mede a intensidade do seu peso, isto é, a força com que a Terra o atrai. Sabendo que o instrumento mencionado encontra-se em repouso relativamente ao piso do laboratório, analise as afirmativas a seguir.
(Considere as intensidades dos campos gravitacionais nas superfícies da Terra e da Lua, respectivamente: gt= 10m/s^2 e gl= 1,6 m/s^2).
I. Se o instrutor for levado à Lua ele medirá um valor menor para o peso do aluno, visto que na lua a aceleração da gravidade é menor.
II. No caso de uma balança que mede a massa, os valores registrados são idênticos tanto na terra quanto na lua, o que não ocorre com o referido instrumento, pois ele mede o peso.
III. Se o peso do aluno for 850 N (na terra), então sua massa será de 8,5 kg.
IV. O peso do aluno e a força que o instrumento exerce sobre ele constituem um par ação-reação.
A) somente III.
B) somente I e IV.
C) somente I e II.
D) somente I e III.
E) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
As alternativas corretas são - I e II
O peso está ligado à força de atração gravitacional que uma determinada massa exerce sobre a outra.
Considerando a Segunda Lei de Newton, que associa a força resultante ao produto da massa pela aceleração de um corpo, podemos calcular aforça peso por meio da seguinte equação:
P = m . g
Onde,
P: força peso (N)
m: massa (Kg)
g: aceleração da gravidade (m/s²)
Na Lua a gravidade é menor do que na Terra, como a massa é constante, podemos afirmar que na Lua o peso de uma mesma massa será menor.
Peso na Terra = 850 N
mg = 850
10m = 850
m = 85 kg
A força de contato com o instrumento (N) e o peso não constituem par de ação e reação pois as duas forças atuam sobre o mesmo corpo.
Assim, as alternativas corretas são - I e II