Suponha a seguinte situação: as enfermeiras supervisoras Márcia, Joana, Fernanda e Cláudia são responsáveis pelo plantão noturno das unidades de enfermaria A, B, C e D, respectivamente. Quando Márcia está de folga, Joana a cobre na unidade A, assumindo a supervisão dos dois setores. E o inverso acontece quando Joana está de folga. Da mesma forma, quando Cláudia está de folga, Fernanda assume a responsabilidade pelos dois setores, C e D. O mesmo ocorre com Fernanda quando Cláudia está de folga. Em determinado ano, ao começar a planejamento da escala dos supervisores para o mês de dezembro, a gerente de enfermagem Débora se encontrou em uma situação conflituosa. Márcia, Joana e Fernanda queriam estar de folga no dia 31 de dezembro e apenas Cláudia queria folga no dia 25 de dezembro. Por determinação legal, uma enfermeira supervisora não poderia assumir a responsabilidade por mais que dois setores ao mesmo tempo. Logo que soube do conflito, a Enf. Fernanda afirmou categoricamente que, caso não tivesse folga, iria faltar no dia 31, pois completava um ano que não via seus familiares. Ao mesmo tempo, Fernanda era quem tinha o pior desempenho, quem estava há menos tempo na empresa e quem mais faltava entre as quatro enfermeiras. Débora sabia que dar folga para Fernanda frustraria e desmotivaria as demais enfermeiras, pois ela mesma entendia que não seria justo.
Agora, pense e reflita sobre os diferentes tipos de estratégias para gerir um conflito (acomodação, dominação, barganha/compromisso e solução integrativa de problemas) e assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de estratégia com a decisão ser tomada pela gerente Débora:
Escolha uma:
a. Barganha – deixar que as enfermeiras discutam e decidam por elas, informando que aguarda a decisão delas para fechar a escala.
b. Barganha – agendar folga para Márcia e Joana, obrigando Fernanda a trabalhar nos dois setores e ameaçando-a de advertência caso falte.
c. Solução integrativa de problemas – buscar solução juntamente às supervisoras de outros setores do hospital, verificando a possibilidade de troca de plantões ou troca de folgas que agrade a todos.
d. Acomodação – buscar uma reunião entre as quatro enfermeiras e tentar ver se alguma cede a data de folga para Fernanda, devido à sua situação pessoal e oferecer uma “recompensa”.
e. Dominação – deixar que as enfermeiras discutam e decidam por elas, informando que aguarda a decisão delas para fechar a escala.
Soluções para a tarefa
Respondido por
92
R: Solução integrativa de problemas: buscar solução juntamente às supervisoras de outros setores do hospital, verificando a possibilidade de troca de plantões ou troca de folgas que agrade a todos.
Respondido por
18
Resposta:
a decisão a ser tomada pela gerente Débora seria uma Solução integrativa de problemas: buscar solução juntamente às supervisoras de outros setores do hospital, verificando a possibilidade de troca de plantões ou troca de folgas que agrade a todos. Correto
Explicação:
Assim geral sairiam satisfeitos.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás