. Supondo-se que a herança da cor da pele humana seja determinada por apenas dois pares de alelos, a probabilidade de um casal, ele mulato médio filho de mãe branca, ela negra, terem uma criança do sexo masculino e negra: a) 1/8. b) 1/4. c) 1/2. d) 3/8. e) Nula.
Soluções para a tarefa
Para responder esta questão, devemos ter conhecimento sobre os genes envolvidos na cor da pele humana, logo, formado por dois pares, temos:
- aabb - branco
- Aabb ou aaBb - mulato claro
- AAbb ou aaBB ou AaBb - mutalo médio
- AABb ou AaBB - mulato escuro
- AABB - preto
- Note que quanto mais pigmentado for a pele, maior genes dominantes quantitativos ela terá, sendo o preto a maior incidência de dominância (AABB)
Agora, vamos para a questão.
Primeiro, vamos caracterizar os genótipos dos mais:
- Pai, mulato médio - AaBb
- Mãe, negra - AABB
Desta forma, para sabermos a probabilidade de terem uma criança do sexo masculino e negra, devemos fazer o cruzamento dos pais:
AaBb x AABB
(Para fazermos este cruzamento, temos que separar os gametas de cada um dos pais, tendo: mãe - AB AB e pai - AB, Ab, aB e ab ou seja, a mãe só tem um tipo de gameta (AB) e o pai tem 4 tipos).
AB Ab aB ab
AB AABB AABb AaBB AaBb
AB AABB AABb AaBB AaBb
Com o cruzamento de um pai mulato médio e uma mãe negra, temos dois descendentes negros (AABB), quatro mulatos escuros (AABb e AaBB) e dois mulatos médios (AaBb).
- Assim, a probabilidade de terem uma criança do sexo masculino (representado pela fração 1/2 que equivale a 50%) e negra (2/8 = 1/4) é: 1/2 x 1/4 = 1/8.
- Alternativa: a) 1/8