Sundiata Keita e Mansa Musa foram dois dos mais importantes governantes do império do Mali, que se destacaram, respectivamente, por...
ME AJUDA PFVVVV E RÁPIDO!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sundiata Keita:
Reconhecido: por várias razões. Em primeiro lugar, é visto como tendo sido o alicerce do Império do Mali, que se estendia da costa da África Ocidental para o rio Níger e além. Era um dos maiores impérios africanos.
Acredita-se também que Sundiata Keita tenha introduzido um sistema de governo central e unificado dezenas de diferentes grupos étnicos que viviam dentro do império - o que garantiu a futura unidade do Império do Mali e ajudou na sua prosperidade. Sundiata Keita atribuiu terras, direitos e deveres a todos. Diz-se que proclamou, em Kurukan Fuga, a "Carta do Mandinga", considerada uma das primeiras declarações de Direitos Humanos no mundo (embora em forma oral).
Explicação:
Mansa Musa:
Musa Keita I assumiu o poder em 1312, numa época de prosperidade de diversos reinos africanos. Ao assumir o governo de Mali, ganhou o título de “Mansa” (que significa “rei”) e foi o responsável por expandir as riquezas do império, que se concentrava, sobretudo, em ouro e sal, produtos que na época estavam altamente valorizados. Boa parte do que era usado desses recursos na Europa, África e Oriente Médio vinha dos domínios de Musa.
No auge, a extensão do império abrangia o atual território de Mali, Senegal, Gâmbia, Guiné, Níger, Nigéria, Chade e Mauritânia, na costa oeste da África.
A fortuna de Musa vem justamente da quantidade de ouro de Mali, praticamente impossível de mensurar. E não é força de expressão: economistas e historiadores nunca chegaram a um consenso sobre a quantia, que com certeza passaria dos trilhões de dólares. “Imagine o máximo de ouro que um ser humano possa ter e dobre esse valor”.