Sugmund Freud (1856-1939) utilizava enquanto metodologia de trabalho:
Escolha uma:
A Hipinose, o Método de Campo Vital e a Análise dos Sonhos.
A Hipinose, o Método de Associação Controlada e a Análise dos Sonhos.
A Hipinose, o Método de Associação Livre e a Análise do Líbido.
A Hipótese, o Método de Associação Livre e a Análise dos Fatos.
A Hipinose, o Método de Associação Livre e a Análise dos Sonhos
Soluções para a tarefa
Alternativa E é a correta, porque ingressa os métodos mais utilizados dentro da psicanalise onde Freud é o pioneiro.
HIPNOSE: No início da psicanalise Freud utilizava a hipnose como um dos seus métodos terapêuticos, que tinha como objetivo despertar nos pacientes, recordações que pareciam estar desaparecidas da mente, por terem sido, em algum momento, reprimidas.
Com a hipnose, Freud conseguiu se fazer confirmar a ideia da existência de três níveis psíquicos: O consciente, (leis logicas do dia a dia), pré-inconsciente (não nos lembramos, mas se fazermos esforço, conseguimos se lembrar ex: “a palavra está na ponta da língua e ai lembramos quando alguém fala algo que nos remete a essa palavra”) e o inconsciente (Freud utiliza a hipnose para finalmente trazer esse inconsciente à tona, que é nada mais do que, por exemplo, quando estamos lidando com uma coisa muito dolorosa, jogamos esse momento para o inconsciente para poder esquecer sua existência, e a hipnose tentava trazer isso à tona, mas Freud apenas o fazia, quando via no paciente condições de o mesmo aguentar a vivenciar com essa dor).
ASSOCIAÇÃO LIVRE: Essa foi adotada, justamente quando foi deixada de ser utilizada a hipnose, pois pouco tempo depois, a hipnose foi considerada como muito invasiva, mas, a ainda psicanalistas que a utilizam. A Associação Livre foi utilizada por Freud para trazer à tona repressões do inconsciente de forma livre pelo paciente, onde o terapeuta orienta o paciente a dizer o que lhe vem à cabeça sem controle do consciente (pensar no que se está falando).
INTERPRETAÇÃO DE SONHOS: A interpretação dos sonhos foi uma complementação da associação livre. O sonho é considerado por Freud uma manifestação (simbolicamente falando) de desejos recalcados, ou seja, desejos que foram para o inconsciente. Para Freud, a melhor forma de se chegar ao inconsciente do paciente é através da interpretação dos sonhos.
“O sonho é a satisfação de que o desejo se realize”.