"Substâncias constituintes da amostra podem influenciar na estimativa de potência. Desta forma, em um imunoensaio, tudo que esteja presente na amostra diferente do analito forma o que denominamos como matriz da amostra. Matrizes comuns de amostra são o soro, o plasma, a saliva, a urina e extratos de tecidos. Os fluidos corporais são constituídos por um misto de substâncias que podem interferir com o imunoensaio de várias maneiras. " Um exemplo específico dessa situação pode ser descrita quando se usava o radioimunoensaio para quantificar a testosterona para diagnosticar o efeito das prostaglandinas na produção de andrógenos: nesses casos era necessário comprovar que a testosterona podia ser medida com exatidão na presença de altas concentrações de prostaglandinas. Modulando algumas das características da interação antígeno-anticorpo, essa interferência sobre a análise do analito pode ser minimizada. A respeito das características da interação entre antígeno e anticorpo, julgue as sentenças seguintes como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A afinidade se refere à força da reação entre um único determinante antigênico contra vários sítios de combinação no anticorpo. A afinidade é determinada pela resultante das forças de atração e repulsão exercidas entre o antígeno e seus vários sítios no anticorpo. ( ) A avidez é uma característica resultante da força total de ligação de um antígeno que contém muitos epítopos com anticorpos multivalentes, sendo influenciada pela valência do antígeno e do anticorpo. ( ) A especificidade é o termo que designa a capacidade de um sítio específico no anticorpo reagir com vários antígenos de uma mesma amostra. ( ) A reatividade cruzada define a habilidade de um sítio específico de interação de um anticorpo receber ligação de um único determinante antigênico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
F - V - F - F.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
A respeito das características da interação entre antígeno e anticorpo, a sequência correta é V - V - V - F.
Interação entre antígeno e anticorpo
As reações antígeno-anticorpo são a base para a rápida detecção de proteínas. Os anticorpos reconhecem proteínas com base em sua estrutura e conteúdo e podem ser muito específicos, ligando-se apenas a uma pequena parte de um antígeno (conhecido como epítopo) e discriminando entre epítopos altamente semelhantes.
Na natureza, se um hospedeiro for exposto a um antígeno, o hospedeiro desenvolverá uma série de anticorpos que se ligam a um epítopo separado do antígeno. Estes anticorpos irão variar em especificidade. Antibióticos homogêneos, altamente sensíveis e específicos têm sido desenvolvidos e propagados em laboratório.
Estes são conhecidos como anticorpos monoclonais. Devido à sua alta sensibilidade e especificidade, existem múltiplas aplicações para anticorpos em ambientes clínicos e de pesquisa, principalmente focados no diagnóstico, embora existam usos terapêuticos, como imunização passiva para botulismo, raiva e outras doenças.
Mais sobre anticorpo em:
https://brainly.com.br/tarefa/10455488
#SPJ4