Química, perguntado por marianiteixeira177, 4 meses atrás

Substâncias chamadas de inibidores enzimáticos são capazes de diminuir as atividades de certas enzimas. Esses inibidores podem ser divididos em dois grupos: inibidores irreversíveis e inibidores reversíveis.

Descrição da imagem não disponível
Muitos inibidores enzimáticos são utilizados para o tratamento de doenças, por exemplo, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), um fármaco contra a hipertensão. Além disso, alguns mecanismos de ação das enzimas podem ser utilizados contra a intoxicação de substâncias danosas ao organismo. Você foi desafiado a tratar um paciente que chegou até a emergência intoxicado com grandes quantidades de metanol. Diante dessa situação:

a) Indique qual substância poderia ser usada para desintoxicação do paciente, do ponto de vista da cinética enzimática.

b) Explique sucintamente de que forma essa substância poderia contribuir no processo de desintoxicação.


cristinaalves5452345: Oi, estamos aqui para ajudar, fazemos todo tipo de trabalho, provas, mapas, slides, tcc, redação e etc. Deixando claro que não trabalhamos de graça. Se tiver interesse é só chamar no whats, esse é o nosso número: (88) (‘9’ 9376---8255) Favor, ignorar o texto a seguir: O milho é uma gramínea pertencente à família Poaceae, e sua espécie é a Zea mays L. Todos os milhos estão incluídos nessa única espécie e pertencem à tribo Maydeae, que possui sete gêneros, dos quais dois são nativos do hemisfério

Soluções para a tarefa

Respondido por Ssantoos
7

Resposta:

Os inibidores reversíveis unem-se ao catalisador através de ligações não covalentes, possibilitando que a diluição do complexo enzima-inibidor restaure a sua atividade. Os inibidores irreversíveis ligam-se a uma enzima e sua atividade não é recuperada, logo, sua função é perdida. Dentre os inibidores reversíveis existem a inibição competitiva e não competitiva. Na inibição competitiva, o inibidor ocupa o sítio ativo. O efeito do inibidor competitivo pode ser revertido com o aumento da concentração do substrato, já que, aparentemente, apenas o valor do Km aumenta. Porém, na inibição não competitiva, o inibidor e substrato unem-se em sítios diferentes. Este tipo de inibidor não pode ser superada pelo aumento da concentração do substrato, porque não há alteração no seu processo de união com a enzima (sem elevação do Km).

a) A substância que poderia ser utilizada é o etanol, pois o metanol e o etanol competem pelo álcool desidrogenase do fígado.

b) Ao administrar etanol via intravenosa diminui-se acentuadamente a conversão do metanol em formaldeído (muito tóxico) e, posteriormente, desse em ácido fórmico, causando acidose. Atualmente, outros compostos podem ser administrados nesses pacientes, como 4-metil pirazol ou fomepizol para inibir a álcool desidrogenase e, portanto, diminuir os sintomas causados por intoxicação por metanol.

Perguntas interessantes