Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, "por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo". (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173). De acordo com o trecho acima e com seus estudos sobre Marx, assinale a alternativa que indica a abordagem teórica utilizada por Marx para contrapor o idealismo de Hegel
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa que indica a abordagem teórica utilizada por Marx para contrapor o idealismo de Hegel é o materialismo histórico dialético (B).
O que é materialismo histórico dialético?
Marx concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Saiba mais sobre o materialismo histórico dialético em: https://brainly.com.br/tarefa/8619894
#SPJ4
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás