Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, “por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo”. (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173).
Karl Marx marcou a trajetória do pensamento filosófico ao trazer à tona as bases materiais que marcaram a história humana. De acordo com suas ideias, é preciso levar em consideração a estrutura econômica, pois ela deve ser vista como categoria para compreender toda a luta de classes que sempre esteve presente na sociedade. Suas ideias buscam uma superação do plano ideal presente na filosofia de Hegel.
Com base nisso, descreva as principais distinções entre a filosofia hegeliana e a filosofia marxista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
65
b. Materialismo histórico-dialético.
CatNayla:
errado.
Respondido por
61
Para Marx a filosofia de Hegel consistia em ideologia pois ele considera como verdades filosóficas os fatos que são puramente históricos.
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás