substância química dos seguintes grupos de produtos:
laticínios:
bebidas:
farináceos:
enlatados:
Soluções para a tarefa
Laticínios: A composição média do leite de vacas e búfalas está na Tabela 1. O leite é um produto complexo e nutritivo que contém mais de 100 substâncias que estão em solução, suspensão ou emulsão em água. Por exemplo:
• Caseína, a principal proteína do leite, está dispersa em grande número na forma de partículas sólidas que são tão minúsculas que não conseguem assentar e assim permanecem em suspensão. Essas partículas são chamadas micelas e a dispersão das micelas no leite é conhecida como uma suspensão coloidal;
• A gordura e as vitaminas lipossolúveis do leite estão na forma de uma emulsão, que é uma suspensão de pequenos glóbulos líquidos que não se misturam com a água presente no leite;
• Lactose (açúcar do leite), algumas proteínas (proteína do soro), sais minerais e outras substâncias são solúveis, ou seja, são totalmente dissolvidas na água do leite.
Bebidas (alcoólicas): As bebidas alcoólicas possuem em sua composição o álcool comum, cujo princípio ativo é o etanol (CH3 ? CH2 ? OH). Elas diferenciam-se umas das outras principalmente pelas matérias-primas utilizadas em suas produções e pelos diferentes teores alcoólicos.
Porém, o processo bioquímico usado na fabricação das bebidas alcoólicas é basicamente o mesmo, que é a fermentação, isto é, o processo em que micro-organismos (leveduras) digerem os açúcares de determinados alimentos, como os cereais e as frutas, e produzem o álcool e o gás carbônico (CO2).
Bebidas (Refrigerantes): A composição química dos refrigerantes é bastante ampla. Esse produto apresenta, além do gás carbônico, as seguintes substâncias:
Água: é a substância em maior quantidade na fórmula do refrigerante, algo em torno de 88%. Deve ter um elevado grau de pureza para ser utilizada;
Concentrados: são misturas de extratos, óleos e destilados de frutas ou vegetais. É o famoso xarope do refrigerante;
Carbonatos (CO3) e bicarbonatos (HCO3): são substâncias que, ao entrarem em contato com os ácidos presentes no refrigerante, regulam o seu pH, não possibilitando a acidez extrema;
Sulfatos (SO4) e fenóis (C6H6O): substâncias que têm o papel de ampliar o sabor do refrigerante;
Açúcar (sacarose/C12H22O11): é o segundo componente em maior quantidade na fórmula do refrigerante, cerca de 11%, e tem a função de adoçar e encorpar o produto. Em refrigerantes dietéticos ou de baixa caloria, o açúcar é substituído pelos edulcorantes, que adoçam e realçam o sabor, como a sacarina (C7H5NSO3) e o aspartame (C14H18N2O5);
Acidulante: é uma substância que, além de realçar o sabor, atua diminuindo o pH do refrigerante, tornando-o mais ácido e impedindo a proliferação de micro-organismos. O ácido cítrico (C6H8O7) é um exemplo de acidulante. Nos refrigerantes com sabor cola, o acidulante utilizado é o ácido fosfórico (H3PO4).
Antioxidante: é uma substância que impede que o gás oxigênio interaja com substâncias presentes no refrigerante e prejudique o odor e o sabor. O ácido ascórbico (vitamina C) é um antioxidante muito utilizado. A presença de luz e calor favorece a oxidação de alguns componentes do refrigerante.
Conservante: como existem bactérias e fungos que são resistentes à acidez do refrigerante e que, quando presentes, podem alterar a cor, odor e aroma, são utilizados alguns conservantes, como o benzoato de sódio (C7H5O2Na), para evitar a proliferação de micro-organismos acidorresistentes.
Farináceos: A farinha é basicamente uma porção de amido, de maneira simplificada poderíamos considera apenas isso
então a farinha é formada por um polímero da glicose - o amido
como a fórmula da glicose é C6H12O6
posso dizer que a farinha apresenta
C - carbono
H - hidrogênio
O - oxigênio
às vezes a farinha vem com fermento químico (bicarbonato de sódio ==> NaHCO3) apresenta então mais um elemento o
Na - sódio
às vezes vem enriquecida com ácido fólico ==> C19H19N7O6
apresenta então mais um elemento o
N - Nitrogênio
e assim por diante .... pois posso enriquecer a farinha, misturando outros ingredientes, mas os elementos mais presentes na farinha são os três primeiros mencionados:
Carbono, Oxigênio e Hidrogênio
Enlatados: o que impede a oxidação e preserva a frescura do produto, normalmente é feita com uma resina que inclui produtos químicos perigosos conhecidos como ftalatos e bisfenol A, mais comumente conhecido como BPA.