Sua prima Maria sempre gostou de animais, e seu sonho era cursar veterinária. Mas, por motivos financeiros, ela teve que trancar a matrícula da faculdade e trabalhar para seu sustento. No entanto, pensando em melhorar a vida e trabalhar com algo de que goste, fez alguns cursos de banho e tosa e de adestramento de animais. Como se saiu muito bem nos cursos, e o mercado de produtos e acessórios para animais também está em alta, visto o crescente aumento de animais de estimação nas famílias brasileiras, ela se animou e está pensando em abrir um negócio ligado a esse ramo. Ela decidiu que, inicialmente, abrirá um pet shop para banho e tosa e venda de acessórios, mas pensa em aumentar o negócio assim que conseguir ficar bem conhecida no mercado. Como Maria não tem nenhum conhecimento sobre administração, pediu sua ajuda para que você esclareça alguns conceitos. Dentre as dúvidas de Maria, está: Quais são as funções da administração e as atividades desempenhadas
Soluções para a tarefa
Planejar:
Faz referência à elaboração das ações lógicas que contribuem para a execução dos processos dentro do ambiente de trabalho. Segue um exemplo: planejamento de vendas.
Organizar:
Significa que o gestor deve fazer a organização dos recursos empresariais (humanos, financeiros e materiais) e demais ferramentas de gestão.
Dirigir:
Significa que o gestor deve deliberar ações de acordo com as habilidades e competências de cada colaborador.
Controlar:
Significa que, ao final de uma tarefa, o gestor deve cuidar pelo controle da qualidade daquilo que foi realizado (processos e finalização do produto e/ou serviço).
Espero ter contribuído!
Resposta:
São funções da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Na função planejamento que acontece: verificação e análise da situação atual; definição de objetivos; desenvolvimento de premissas sobre as condições futuras; determinação de estratégias organizacionais; e estabelecimento dos recursos necessários para atingir os objetivos.
Na função organizar, acontece: divisão do trabalho; agrupamento de atividades em uma estrutura lógica; distribuição de pessoas para execução do trabalho; alocação de recursos necessários; e coordenação dos esforços para o alcance dos objetivos.
A função de direção consiste, entre outros, em: liderar, motivar, coordenar os trabalhadores para desenvolverem suas atividades, visando ao alcance dos objetivos organizacionais; comunicar; gerir conflitos; reconhecer; e recompensar.
Na função controle, as atividades são: definir medidas de desempenho; verificar e monitorar o desempenho; compará-lo com os padrões e objetivos determinados; e estabelecer medidas corretivas, garantindo o alcance dos objetivos.