Administração, perguntado por flaviogds1981otxeyo, 7 meses atrás

Sua função como engenheiro(a) de produção de uma indústria de fabricação de equipamentos eletrônicos é realizar a coordenação da qualidade. Estão surgindo muitos defeitos nas peças plásticas que compõe esses produtos e a causa raiz identificada é a matéria-prima. No momento não é viável realizar a troca do fornecedor, por questões logísticas. Então serão sugeridas ações para desenvolver esse fornecedor, em um primeiro momento.

Sob esse contexto, cite ao menos três medidas práticas a serem adotadas pela empresa e explique como as mesmas poderiam contribuir para a promoção do desenvolvimento do fornecedor de matérias-primas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por dalete0008
2

1. Monitore a linha de produção

Em primeiro lugar, é necessário compreender como funciona a linha de produção da companhia e os gargalos no processo. Essa avaliação ajuda o gestor a identificar onde há desperdícios ou falhas.

Também é muito importante ter atenção à qualidade dos materiais utilizados, bem como as quantidades usadas durante o mês.

Esse mapeamento pode ser feito de forma manual, com o uso de planilhas. Contudo, essa prática torna o procedimento mais difícil e suscetível a erros.

Um software específico para o seu modelo de negócio pode auxiliar o gestor a fazer esse acompanhamento de forma eficiente, pois ele permite o controle desde a entrada de matéria-prima até a saída final do produto.

Com isso, é possível analisar os dados dos insumos utilizados e criar um planejamento de compras de matéria-prima mais adequado para a companhia.

Logo, conhecer a empresa é a maneira mais correta de conseguir acompanhar os processos e evitar gastos desnecessários.

2. Faça um planejamento

A boa gestão de matéria-prima também depende de um planejamento adequado, conforme o perfil da indústria.

Sendo assim, é necessário analisar os dados da empresa para obter insights sobre a demanda.

O uso de tecnologias pode contribuir para o gestor fazer uma previsão correta da necessidade da empresa e instituir um planejamento de contingência, caso alguns fornecedores desistam da atividade ou ocorra uma situação que possa impossibilitar os casos de abastecimento.

A chave para o sucesso da companhia é ter visão para mitigar problemas e alavancar as oportunidades, utilizando estratégias de preços e promoções, conforme oscilação na demanda.

O uso de ferramentas para avaliar em tempo real as perspectivas de venda e produção é o melhor caminho para ter uma visibilidade de ponta a ponta.

3. Tenha fornecedores de confiança

A segurança da gestão de matéria-prima também se baseia nas estratégias usadas para compra de insumos. Afinal, sem eles, não é possível converter os produtos em mercadorias para a venda final ao consumidor.

Imagine, por exemplo, o caso de uma empresa com R$ 12 bilhões de receita.

Ela requer uma avaliação frequente de sua capacidade produtiva, assim como uma previsão das variáveis (como os fornecedores) para transformar tudo em produtos finalizados.

Essas análises podem ser traduzidas em margens de lucro mais atrativas, em função da previsão da capacidade de demanda e produção.

Logo, é necessário fazer a integração das informações entre setores e contar com bons parceiros, para conseguir aplicar margens mais interessantes.

Sendo assim, o gestor precisa se preocupar em manter uma lista de fornecedores confiáveis e de qualidade. São eles que vão auxiliar a companhia a produzir os materiais com a qualidade esperada pelo cliente.

É preferível, inclusive, ter mais de uma empresa disponível para um mesmo tipo de matéria-prima.

Além disso, a lista de fornecedores deve conter informações como as condições de pagamento aplicadas, a estimativa de tempo de entrega e a capacidade de demanda.

Tudo isso contribui para o gestor construir um plano de resposta a qualquer dificuldade que aparecer.

Respondido por andrelins0308
0

Explicação:

1. Monitore a linha de produção

Em primeiro lugar, é necessário compreender como funciona a linha de produção da companhia e os gargalos no processo. Essa avaliação ajuda o gestor a identificar onde há desperdícios ou falhas. Também é muito importante ter atenção à qualidade dos materiais utilizados, bem como as quantidades usadas durante o mês.

Esse mapeamento pode ser feito de forma manual, com o uso de planilhas. Contudo, essa prática torna o procedimento mais difícil e suscetível a erros. Um software específico para o seu modelo de negócio pode auxiliar o gestor a fazer esse acompanhamento de forma eficiente, pois ele permite o controle desde a entrada de matéria-prima até a saída final do produto.

2. Faça um planejamento

A boa gestão de matéria-prima também depende de um planejamento adequado, conforme o perfil da indústria.

Sendo assim, é necessário analisar os dados da empresa para obter insights sobre a demanda.

O uso de tecnologias pode contribuir para o gestor fazer uma previsão correta da necessidade da empresa e instituir um planejamento de contingência, caso alguns fornecedores desistam da atividade ou ocorra uma situação que possa impossibilitar os casos de abastecimento.

Perguntas interessantes