sua carta de alforria era uma mentira, e […] seu amante, não tendo coragem para matá-la, restituía-a ao cativeiro.Os policiais, vendo que ela se não despachava, desembainharam os sabres. Bertoleza, então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançá-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado.E depois embarcou para a frente, rugindo e esfocinhando moribunda numa lameira de sangue. João Romão fugira até ao canto mais escuro do armazém, tapando o rosto com as mãos.Nesse momento parava à porta da rua uma carruagem. Era uma comissão de abolicionistas que vinha, de casaca, trazer-lhe respeitosamente o diploma de sócio benemérito.Ele mandou que os conduzissem para a sala de visitas.AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2021. Ao observar o trecho final da obra O Cortiço, compreende-se que nele há características do Naturalismo brasileiro, porque apresenta * 1 ponto o determinismo social das ações, visto que João Romão não queria agir de forma brutal, mas precisou para sobreviver ao ataque. a forma como as pessoas agem de acordo com o meio que as favorece, em que João Romão, após sua mentira, ganhou o diploma. o interesse social das pessoas em conservar sua imagem, já que João Romão sai do local como se nada tivesse ocorrido. as problemáticas sociais vivenciadas na época, em que os senhores de escravos, como João Romão, matavam os escravizados. a dura realidade dos escravizados no Brasil, os quais não eram alforriados, como pode ser visto na mentira de João Romão.
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Resposta:
1 ponto o determinismo social das ações, visto que João Romão não queria agir de forma brutal, mas precisou para sobreviver ao ataque. a forma como as pessoas agem de acordo com o meio que as favorece, em que João Romão, após sua mentira, ganhou o diploma. o interesse social das pessoas em conservar sua imagem, já que João Romão sai do local como se nada tivesse ocorrido. as problemáticas sociais vivenciadas na época, em que os senhores de escravos, como João Romão, matavam os escravizados. a dura realidade dos escravizados no Brasil, os quais não eram alforriados, como pode ser visto na mentira de João Romão.
Explicação:
n entendi
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