stress está associado a vários fatores cotidianos, tais como: desemprego, preocupações, medos, aumento da violência, dentre outros. No momento agudo do stress, nossas glândulas suprarrenais, localizadas na porção superior dos rins liberam hormônios, como adrenalina, cortisol, dentre outros, que atuam aumentando a tonicidade muscular, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Essa descarga hormonal prepara nosso organismo para reação diante da situação estressora.
Com base no texto acima e tendo em vista os mecanismos associados à comunicação celular, explique qual o tipo de comunicação celular que ocorre na situação descrita e como os hormônios produzidos nas glândulas suprarrenais conseguem estimular e induzir respostas tão específicas em outros tecidos como o cardíaco e o muscular
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A comunicação celular descrita compreende o mecanismo de liberação hormonal.
Desta forma, quando o individuo encontra-se sob alta carga de stress, rapidamente o hormônio adrenalina é liberado na corrente sanguínea pelas glândulas supra-renais.
A partir daí, o hormônio aumenta a quebra de glicose, e consequentemente, a liberação de energia, para que o corpo esteja apto a qualquer tipo de contração muscular.
Perguntas interessantes