Streptococcus spp. foram a primeira causa conhecida de mastite bovina e, no início do século passado,o conceito de mastite subclínica tornou-se conhecido. Embora uma grande variedade de bactérias jáfosse reconhecida como potencialmente causadora de infecção intramamária em meados do séculopassado, o interesse inicial sobre o controle da mastite foi direcionado para bactérias transmitidas deforma contagiosa (vaca-vaca). Streptococcus agalactiae e Staphylococcus aureus foram considerados ospatógenos contagiosos mais importantes da mastite por décadas. Estratégias direcionadas à prevençãoe ao tratamento foram implantadas em rebanhos leiteiros, reduzindo significativamente a frequência demastite causada por patógenos contagiosos. Por outro lado, a mastite causada por esses microrganismosainda é um desafio em países que não implantaram efetivamente estratégias de controle de patógenoscontagiosos. Atualmente, em rebanhos nos quais os patógenos contagiosos já foram controlados, ouaté erradicados, houve aumento de frequência de mastite causada por microrganismos oportunistas deorigem ambiental (ex. coliformes, Streptococcus spp., Staphylococcus coagulase-negativa, Lactococcusspp., Prototheca spp. e outros).A partir das informações apresentadas acerca da mastite bovina, avalie as afirmações a seguir.I. A alta incidência de mastite subclínica e a baixa incidência de mastite clínica em um rebanho sãoindicativos de mastite contagiosa.II. A mastite ambiental decorre da falta de higiene das mãos do ordenhador e/ou da presença demoscas, que são vetores mecânicos da infecção.III. A mastite contagiosa decorre da falta de higiene dos panos, esponja e teteiras, da presençade material fecal e/ou de condições de muita umidade e sujeira no ambiente em que as vacassão criadas.IV. A resistência bacteriana a antibióticos não é só um problema do ponto de vista clínico, mastambém de saúde pública e ocorre mais frequentemente por meio da aquisição de materialgenético exógeno.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
A mastite bovina é uma espécie de inflamação da glândula mamária do animal, que incorre especialmente em indivíduos utilizados em rebanhos leiteiros. Na prática, pode ser gerada tanto por microorganismos como vírus e bactérias, quanto por substâncias químicas e traumas físicos.
A mastite contagiosa, que é o caso da resposta desta questão, está vinculada exclusivamente a agentes biológicos, tais como vírus e bactérias, já citados, mas também podem ser transmitidas por fungos, por exemplo, afetando mais do que um indivíduo, dado seu potencial de reprodução em larga escala.
Está correto, portanto, o que se afirma em:
A. I. A alta incidência de mastite subclínica e a baixa incidência de mastite clínica em um rebanho são indicativos de mastite contagiosa.