Sociologia, perguntado por thayschenkel, 1 ano atrás

Status e Partido para Marx Weber

Soluções para a tarefa

Respondido por JosCristina
20
Para Marx, a DIVISÃO DO TRABALHO ocasionou na polarização de classes. Uma classe seria a detentora dos meios de produção, assim chamada de dominante. Outra classe venderia sua força de trabalho pela ausência de possibilidade de aquisição de meios de produção, essa seria a classe dominada ou proletária. A classe dominante exerce controle sobre a dominada através da IDEOLOGIA. Desta maneira, burgueses e industriais promovem suas estruturas de dominação através de ideias que geram uma falta de identificação dos proletários com uma classe coesa e oposta à classe proprietária. Segundo Marx, a única maneira de mobilidade entre classes ocorreria por meio de uma revolução (socialismo / ditadura do proletariado).

- Aceitando a ideia de classes de Marx, Weber entendia que outros fatores poderiam permitir a mibilidade do indivíduo entre as classes. A posição dos indivíduos no mercado influencia suas oportunidades de vida, e essa possibilidade de opções, que resulta da diferença entre grupos sociais em matéria de privilégio social, prestígio, autoridade, poder e de diversos graus de habilidade, chama-se STATUS. Desta maneira, um operário saberia que pertence à classe proletária, mas isso não o impediria de, num determinado momento, ocupar o Status de classe dominate (numa Igreja, por exemplo). No século XIX, weber indicava duas grandes possibilidades de ascenção social: a educação e os negócios. A partir daí surge o conceito de "self made man". (quadro branco - diferenciar status adquirido de status atribuído)

- PARTIDO: Segundo Max Weber, o partido é um dos fatores, com a classe e o status, que moldam os padrões de estratificação social, isto é, os padrões de desigualdades estruturais entre grupos sociais em termos de acesso a bens materiais (riqueza) ou simbólicos (poder). Os partidos podem fazer apelo a preocupações transversais à diferenças de classe. Por exemplo, podem se basear na filiação religiosa ou em ideias nacionalistas. Karl Marx, por sua vez, entende por partido um grupo de indivíduos que unem seus esforços à medida que tem origens, objetivos e interesses de classes comuns.
Perguntas interessantes