ssinale V (verdadeiro) ou F (falso) sobre a síndrome da insensibilização androgênica (AIS). Esta anomalia é uma condição na qual indivíduos:
( ) São do sexo masculino e não respondem aos endógenos e andróginos. Isso resulta em indivíduo com composição genética de um homem, mas com algumas ou todas as características físicas de uma mulher.
( ) Possui a síndrome ligada ao cromossomo X (crossing over do gene SRY), afetando pacientes com cariótipo 46, XY, nos quais há prejuízo total ou parcial do processo de virilização intra-útero em decorrência da alteração funcional de andrógenos.
( ) São considerados portadores de anomalia relativamente rara. Estes indivíduos nascem fenotipicamente do sexo feminino, mas genotipicamente do sexo masculino.
( ) Uma vez sensíveis aos andrógenos é fundamental para a maturação das células espermatogênicas, indivíduos com esta síndrome não concluem a espermatogênese.
( ) Podem ser tratados para definição do seu sexo, mas é uma decisão complexa, devendo ser tomada caso a caso, com acompanhamento especializado. Quando houver a presença de testículo em locais inadequados, os mesmos devem ser removidos cirurgicamente somente após o indivíduo atingir a puberdade, evitando o risco de desenvolvimento de neoplasias nesses locais.
A
F, V, V, V, V
B
F, V, V, F, F
C
F, F, V, V, V
D
V, V, V, V, V
E
V, F, F, F, V
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O julgamento correto é: F, V, V, V e V.
Apenas os andrógenos são não responsivos em ambos os sexos, os hormônios endógenos de modo geral são sim responsivos.
A insensibilização androgênica é um problema extremamente grave, onde os indivíduos simplesmente não produzem nenhum hormônio sexual, e como a testosterona é o que diferencia os machos da fêmeas, ele se desenvolve fenotipicamente como fêmea.
Enquanto isso, o seu genótipo será masculino, esse tipo de problema é difícil de ser identificado logo no inicio da vida do individuo, apenas mais tarde, com retardo no desenvolvimento é que se percebe o problema.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás