SSegundo Aguiar (2015) a sociedade tem se apresentado como um “mosaico”, onde cada indivíduo constrói seu próprio desenho de mundo. Em relação ao atual “mundo de fantasia” e perda da ideologia, leia as afirmações abaixo: AGUIAR, Gilson. Fundamentos sociológicos e antropológicos da educação. Maringá/PR: Unicesumar, 2015. I – A realidade fantasiosa em que vivemos perpassa vários setores da sociedade, exceto a educação. II – A ideologia não possui relacionamento direto com a “fantasia” que vivemos atualmente. III – A ideologia é um dos fatores que constituem a formação de uma sociedade, além de auxiliar nos debates entre os grupos organizados. IV – Na atualidade, há uma dificuldade em perceber que determinadas condições ou situações dizem respeito ao interesse coletivo e não ao individual. É correto apenas o que se lê em:
Soluções para a tarefa
III e IV apenas.
A ideologia se manifesta a partir das relações interpessoais, da política e principalmente da vida em sociedade.
Sabendo disso, notamos que as relações de poder ideológico se dão a partir da organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.
Deste modo, os meios de comunicação influenciam na indústria cultura, que, tem como objetivo principal direcionar às massas diferentes informações, seja no aspecto artístico, cultural, social ou econômico, endo uma das formas mais comuns de coercitividade nos tempos modernos junto do discurso ideológico.