Português, perguntado por deyse824, 10 meses atrás

squisar o conto "O espelho", de Machado de
guintes questões
Quem são os personagens do conto?
Qual é a trama, tema ou assunto do conto?
O que significava o espelho para os personage​

Soluções para a tarefa

Respondido por lily6758
1

Quem são os personagens do conto?

Jacobino: Provinciano, de origem humilde, com cerca de quarenta e cinco anos, capitalista, inteligente, instruído, esperto e cáustico. Aos vinte e cinco anos torna-se alferes da Guarda Nacional.

Tia Marcolina: Dona de um sítio bastante humilde, tia Marcolina nutre profundo orgulho pelo sobrinho Jacobino, que alcança o concorrido cargo de alferes. O jovem vai passar mais de um mês na casa da tia, onde é cotidianamente bajulado. Sabendo da chegada do rapaz, a tia desloca o objeto mais valioso da casa - um espelho histórico - para o quarto que iria abrigar o sobrinho.

Qual é o trama, tema ou assunto do conto?

Machado de Assis esboça em O Espelho uma nova teoria da alma humana, subtítulo que dá para o conto; aliás, um estudo sobre o espírito contraditório do homem, simbolizado pelo espelho. Tem como tema a alma humana, metaforizada no espelho.

Ao escrevê-lo, Machado de Assis lança a idéia de que o indivíduo está sujeito a duas “almas”. Segundo ele, o ser possui uma alma interna, a qual “olha de dentro para fora” transmitindo seus anseios particulares e valorizando sua consciência individual. Além disso, há uma alma externa, que “olha de fora para dentro”, composta de valores alheios ao indivíduo que são, porém, indispensáveis para a concepção do mesmo. Machado exemplifica: “a alma exterior daquele judeu (Shylock) eram seus ducados; perdê-los equivalia a morrer“.

O conto em questão tem início e fim com o foco narrativo em terceira pessoa; neste intervalo ocorre o discurso do personagem principal, Jacobina, que narra “um caso de sua vida” aos cavalheiros presentes na “casa do morro de Santa Tereza”.

A narrativa de Jacobina é linear, interrompida uma vez ou outra por pequenas perguntas dos outros cavalheiros que o ouviam atentamente, mas significativamente

interrompida uma única vez pelo narrador em terceira pessoa que denuncia: “Santa Curiosidade! tu não és só a alma da civilização, és também o pomo da

concórdia”(p. 347).

O que significava o espelho para o personagem?

Carregado de simbolismo e significados que vão da filosofia à mitologia, o espelho é um antigo tema ligado à alma e, neste conto, representa a alma exterior de Jacobina, personagem principal da narração. O conto trata, pois, da dualidade da alma, da alma externa e da alma interna, do homem como um ser controvertido, dividido entre o consciente e o inconsciente.

Perguntas interessantes