(SPE - Sistema Positivo de Ensino) -
BRASIL e a construção da identidade nacional
Sobre a obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, assinale a alternativa incorreta:
(A)
Evidencia o cotidiano da sociedade escravocrata, simbolizada pela casa grande, onde é mostrada a convivência nem sempre pacífica entre senhores e escravos.
(B)
A sociedade patriarcal, comandada pela figura do senhor de engenho, era estruturada pela economia açucareira, tendo como mão-de-obra o trabalho escravo.
(C)
A obra revoluciona os estudos culturais do Brasil, já que traz uma nova perspectiva do processo de miscigenação brasileira.
(D)
A obra demonstra que a influência da cultura negra, no Brasil, deu-se em diversas situações como na culinária, com a introdução de pratos típicos africanos na alimentação da casa grande; e também no universo imaginário das crianças brancas, com as histórias contadas por suas amas negras.
(E)
A sexualidade exacerbada do negro, segundo o autor, deu-se por fatores biológicos característicos da raça africana, o que muito contribuiu para denegrir sua imagem na sociedade brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Gilberto Freyre teve uma grande importância para nossa cultura, pois através de suas pesquisas rompeu com antigos pensamentos que remetiam ao preconceito em nossa sociedade.
Além disso, ele foi um elemento chave para a proteção e inclusão na participação do negro e do índio na formação do caráter nacional como vemos hoje.
Vale ressaltar que sua obra Casa-Grande & Senzala ele apresentou a presença do negro em diversos campos da cultura, sendo mais um elemento para a promoção do respeito, buscando um senso de igualdade entre todos, ou seja,a obra não dialoga sobre a sexualidade do negro, e os fatores biológicos, ela se foca em questões sociais e culturais.
Até mais!
Perguntas interessantes