(SPE - Sistema Positivo de Ensino) -
BRASIL e a construção da identidade nacional
Sobre a obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, assinale a alternativa incorreta:
(A)
Evidencia o cotidiano da sociedade escravocrata, simbolizada pela casa grande, onde é mostrada a convivência nem sempre pacífica entre senhores e escravos.
(B)
A sociedade patriarcal, comandada pela figura do senhor de engenho, era estruturada pela economia açucareira, tendo como mão-de-obra o trabalho escravo.
(C)
A obra revoluciona os estudos culturais do Brasil, já que traz uma nova perspectiva do processo de miscigenação brasileira.
(D)
A obra demonstra que a influência da cultura negra, no Brasil, deu-se em diversas situações como na culinária, com a introdução de pratos típicos africanos na alimentação da casa grande; e também no universo imaginário das crianças brancas, com as histórias contadas por suas amas negras.
(E)
A sexualidade exacerbada do negro, segundo o autor, deu-se por fatores biológicos característicos da raça africana, o que muito contribuiu para denegrir sua imagem na sociedade brasileira.
Soluções para a tarefa
Olá!
A última alternativa não corresponde as reflexões propostas por Gilberto Freyre.
Partindo deste ponto, notamos que em Casa grande & Senzala Gilberto Freyre para apresentar o mito da democracia racial buscou refletir sobre a escravidão em uma ótica da dominação.
Para ser mais exato, no período da escravidão, a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
Deste modo, o mito da democracia racial seria a difusão dos direitos para os negros, onde em maioria possuem um grande atraso em relação ao resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.
Valeu!