Soneto
O desvelo maior tem aplicado
Fílis para esquecer um bem perdido,
Mas como pode o bem ser esquecido,
Quando o próprio desvelo o faz lembrado?
Como pode o discurso desvelado
Ver-se do que imagina dissuadido?
Lembrar-se de esquecer traz no sentido,
E vem o esquecimento a ser cuidado.
Se da perda o descuido não tomasse
Por empresa, essa mágoa que padece
Fora possível, que lhe não lembrasse.
Mas a memória em Fílis permanece,
Pois se o descuido de cuidado nasce,
Do que quer esquecer se não esquece.
(PITA, Sebastião da Rocha. In: BASTOS, Alcmeno.
Poesia brasileira e estilos de época. Rio de Janeiro: 7
Letras, 2004, pp. 25-6.)
VOCABULÁRIO
Bem: ser amado.
Cuidado: lembrança, preocupação.
Descuido: esquecimento.
Desvelo: empenho.
Dissuadido: demovido, desviado.
Fílis: filha de Licurgo, rei da Trácia, casou-se com
Demofonte, rei de Atenas, quando este vinha da Guer-
ra de Troia; mas ele, por dever, voltou à pátria, deixan-
do-a para trás; ela, na despedida, deu-lhe um caixão,
pedindo-lhe que só o abrisse quando perdesse as es-
peranças de voltar para ela.
Por empresa: por tarefa, por objetivo.
22. Na elaboração desse poema, o autor serviu-se de:
a) Cultismo barroco.
b) Carpe diem arcádico.
c) Conceptismo barroco.
d) Simplicidade árcade.
e) Fusionismo barroco.
Soluções para a tarefa
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letra Já o conceptismo, que ocorre principalmente na prosa, é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, nacionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. A organização da frase obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar. Veja um exemplo de prosa conceptista:
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