Soneto de fidelidade de tudo ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento e em seu louvor hei de espalhar meu canto e rir meu riso e derramar meu pranto ao seu pesar ou seu contentamento e assim, quando mais tarde me procure quem sabe a morte, angústia de quem vive quem sabe a solidão, fim de quem ama eu possa me dizer do amor (que tive):que não seja imortal, posto que é chama. A partir da leitura acurada do soneto acima, extraia do texto sua ideia central:
Soluções para a tarefa
Diante da leitura do "Soneto de Fidelidade", de autoria de Vinicius de Moraes, é notório sua ideia central na qual concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.
Caracterizando o Soneto de Fidelidade e sua ideia central
Podemos considerar diante da análise do "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes, grande poeta brasileiro, o qual mostrou já na primeira estrofe a alusão ao amor intenso, o qual é capaz de encantar.
Na segunda estrofe ele nos trouxe um complemento para a primeira, deixando evidente o desejo do eu poético em viver cada momento ao lado do ser amado.
Logo, todos estes momentos são destacados pelo eu lírico como momentos de "riso" e de "planto", ou seja, momentos felizes e tristes.
Complemento do enunciado
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
Entenda mais sobre o Soneto de Fidelidade aqui: brainly.com.br/tarefa/10467775
#SPJ4