Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Houve um tempo em que a resposta se abrigava segura de si no primeiro termo. Já faz um quarto de século, porém, que a resposta se deslocou. A começar da segunda metade dos anos 1970 , passamos a nos ver envoltos numa atmosfera cultural e ideológica inteiramente nova, na qual parece generalizar-se a consciência de que nós somos diferentes de fato e de direito. E o chamado "direito à diferença", o direito à diferença cultural, o direito de ser, sendo diferente.
PIERUCCI, A. F. Ciladas das diferenças. São Paulo: Editora 34, $1999 .$
O autor apresenta uma caracteristica das democracias contemporâneas. Essa caracteristica combate a exclusăo social na medida em que
A) possibilita que a cidadania seja estendida a grupos minoritários.
(B) impede que a educaçăo escolar promova a consciência de classe.
C admite que a justiça elimine os desequilibrios entre pobres e ricos.
(D obriga que as cotas garantam participaçăo politica aos marginalizados.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O texto deixa claro que uma característica da nova democracia é que ela seja estendida para grupos minoritários e que ela possa ser exercida por todos de forma igual, desse modo, a alternativa que se encontra correta é a letra A.
Dessa maneira, devemos afirmar que a democracia é necessária para que as pessoas mantenham os seus desejos ativos e que elas possam ser ouvidas também.
A democracia faz com que a cidadania permaneça ativa e deve ser feita para todos os grupos sociais, sem nenhuma marginalização.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38829364
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás