Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança.
Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Como sabemos, a instituição Escola também é histórica, muda com o tempo, e a História da Educação assume relevância na formação do futuro docente.
I. Os estudos de História da Educação possibilitam ao professor conhecer métodos, técnicas, reformas do ensino e tecnologias utilizadas em diferentes tempos e analisar, criticamente, as mudanças propostas com relação às práticas educativas.
II. Muitos métodos e técnicas educacionais persistem porque a escola e os sistemas de ensino pouco mudam com o tempo, ainda que considerando culturas diferenciadas.
III. Os estudos de história da educação, na medida em que abordam diferentes experiências educacionais no tempo, no espaço e nas diferentes culturas, possibilitam ao professor conhecer e entender a diversidade e a pluralidade como processos historicamente produzidos e assentar a sua prática docente considerando tal perspectiva.
IV. Os estudos de História da Educação não são tão relevantes na formação docente porque, na maioria dos casos, ao professor cabe cumprir exatamente o que é indicado por seus superiores e não há necessidade de reflexão sobre suas práticas.
Estão corretas as afirmativas
a) Somente I e II.
b) Somente II e III.
c) Somente II e IV.
d) Somente I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Por favor alguém sabe essa resposta
esoj:
por favor quem poder nos ajudar..... preciso desta resposta urgente
Perguntas interessantes