Geografia, perguntado por Daylemsilva17, 4 meses atrás

Somente no século XX descobrimos que a litosfera não era algo tão estático quanto se imaginava : ela se encontra totalmente fragmentada e em constante mudança. O primeiro a mencionar uma dinâmica foi um jovem alemão, Alfred Wegener. Explique a hipótese de Wegener sobre a deriva continental e a tectònica de placas e quais são as evidências que comprovam essa teoria.​

Soluções para a tarefa

Respondido por glaucrivellari
1

Resposta:

O primeiro cientista a teorizar sobre os movimentos da crosta terrestre foi Alfred Wegener (1880-1930). Em uma carta à sua futura esposa Else ele disse: “A costa leste da América do Sul se encaixa perfeitamente na costa oeste da África, como se um dia tivessem estado juntas”. O contorno e encaixe quase perfeito de alguns continentes foi a primeira evidência descrita por Wegener de que eles poderiam ter sido unidos em algum momento da história da Terra.

Ele viajou especialmente pela América do Sul e África buscando outras evidências dessa possível união dos continentes e descobriu que os relevos das duas regiões (Brasil e África ) se completam e, apesar de haver um oceano entre elas, os fósseis de animais encontrados nessas duas regiões eram da mesma espécie e época além de plantas parecidas.

Com essas evidências Wegener escreveu o livro A Origem dos Continentes e Oceanos (1915) no qual propôs a existência de um supercontinente denominado Pangea e apenas um oceano chamado de Panthalassa.

Porém, caiu no descrédito da comunidade científica por apresentar apenas evidências da Pangea sem explicar os mecanismos que levaram à sua fragmentação para configurar oceanos e continentes do modo como são hoje. Para ter uma ideia, ele dizia que o movimento dos continentes era causado pelos ventos e movimentos da água do mar.

Perguntas interessantes