Somente com a estabilidade no emprego é que o dirigente sindical tem de fato autonomia e liberdade para exercer seu encargo. Sem ela ficaria sujeito ao arbítrio e chantagem do empregador quando da negociação coletiva ou das reivindicações por melhores condições de trabalho, o que seria completamente desarrazoado.
Acerca do entendimento do Tribunal Superior do Trabalho sobre a estabilidade do dirigente sindical, analise as assertivas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
I - É assegurada a estabilidade provisória ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicação do registro da candidatura ou da eleição e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, § 5º, da CLT, desde que a ciência ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigência do contrato de trabalho.
II - Havendo extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato, não há razão para subsistir a estabilidade.
III - O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988. Fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art. 543, § 3.º, da CLT a sete dirigentes sindicais e igual número de suplentes.
Escolha uma:
a. F-V-V
b. V-F-F
c. V-V-F
d. V-V-V
e. V-F-V
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Todas são verdadeiras, alternativa (D) V-V-V
sahimonsjc:
Esta Correto!
Perguntas interessantes