Sociologia, perguntado por naticamilli, 9 meses atrás

Somente até o mês de maio, Bolsonaro ultrapassou 1 mil declarações falsas ou distorcidas - em apenas 492 dias de mandato como presidente. É o que diz o relatório do “Aos Fatos”, site especializado em monitorar notícias falsas e desinformação no Brasil. Segundo o site, entre os temas com mais mentiras divulgadas por Bolsonaro estavam o novo coronavírus (22,7% do total de inverdades) e economia (14% do total de inverdades). De todas as falas checadas até aquele momento, identificou-se que 60% das declarações do presidente eram distorção ou falsificação da realidade - duas informações enganosas por dia, em média. Em 2018, a agência de notícias Reuters já tinha analisado a “confiança e a desinformação no consumo de notícias globais”: o Brasil apareceu em 3º lugar no ranking dos países que mais consomem notícias falsas, ou “fake news”. A partir da leitura dos textos enviados pelo professor, é importante discutirmos os impactos do negacionismo e das fake news por diversos motivos, MENOS: (assinale a alternativa incorreta) *

A desinformação pode servir para criar medo nas pessoas, visando abrir caminho fácil para medidas políticas que retiram ou restringem liberdades, direitos e a própria democracia.

As tentativas de negar ou amenizar temas de extrema violência do nosso passado ou presente podem levar a consequências desastrosas.

O negacionismo e as fake news são "armas" geralmente utilizadas por grupos de ideologia conservadora, baseando-se na deturpação de fatos e classificando como inimigos quem ameaça seus interesses.

Fake news contribuem para diminuição ou perda de confiança nas instituições educacionais e na ciência.

O negacionismo não prejudica os avanços que a sociedade já produziu em termos de conhecimento e relações humanas, como a medicina e o respeito à diversidade cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por MandarimBoladao
1

Resposta

a alternativa incorreta é a ultima: O negacionismo não prejudica os avanços que a sociedade já produziu em termos de conhecimento e relações humanas, como a medicina e o respeito à diversidade cultural.

o negacionismo PREJUDICA os avancos que a sociedade já produziu


naticamilli: Obrigada
Perguntas interessantes