Sociologia, perguntado por rebekahgamerpe5bkh, 6 meses atrás

SOMENTE A PARTIR DO SÉCULO XX, A DEMOCRACIA PASSOU A SER CONSIDERADA POR MUITOS UM CRITÉRIO DE LEGITIMAÇÃO DA VIDA POLÍTICA. AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA, O PENSAMENTO DEMOCRÁTICO SE MODIFICOU, INCORPORANDO E ABOLINDO DIFERENTES ELEMENTOS. PARTINDO DESSAS INFORMAÇÕES EXPLIQUE O QUE É A DEMOCRACIA DIRETA.

Soluções para a tarefa

Respondido por kauahenriquedomingos
1

Resposta:

Na democracia clássica, em Atenas, todos aqueles que fossem considerados cidadãos podiam e deviam participar da criação e da manutenção de uma vida em comum. O demos (povo) era a autoridade soberana para exercer funções legislativas e judiciárias. Ou seja, a cidadania ateniense requeria participação direta dos cidadãos nos assuntos da pólis (cidade).

A virtude cívica, princípio de compromisso de todos os atenienses, implicava dedicação à cidade republicana e subordinação da vida privada aos assuntos públicos e ao bem comum. Nesse modelo, o conceito de cidadão está associado à participação, pois cada cidadão interfere diretamente nos interesses do Estado.

Na prática, o exercício da democracia direta consiste na discussão, sem intermediários, das principais questões de interesse comum. Na Grécia antiga, as assembleias populares reuniam os cidadãos na Ágora, praça pública onde se deliberaram leis, impunham-se sanções etc. Esse modelo, entretanto, dificilmente seria possível em comunidades mais numerosas do que as das cidades-Estado gregas, nas quais o conceito de “cidadão” era aplicado a um número restrito de pessoas.

Explicação:


rebekahgamerpe5bkh: obrigada!!
Perguntas interessantes