Pedagogia, perguntado por Corujinhafran, 1 ano atrás

Solidariedade é a condição em que os fenômenos sociais são produzidos. Esta é a lógica fundamental para a compreensão dos fatos sociais. A solidariedade, para Durkheim, não pode ser associada a filantropia, ajuda consciente ou contribuição benéfica a vida social. Ela apenas é a condição em que os fatos se realizam. Porém, para ele, há uma diferença fundamental entre a sociedade organizada nas civilizações primárias, principalmente as agrárias, e as sociedades contemporâneas, industriais. Qual a afirmativa seguintes que define a solidariedade como a condição em que os fenômenos sociais ocorrem?
ALTERNATIVAS

A solidariedade é uma retribuição harmônica em defesa do bem comum. Aqueles que se dedicam a uma vida social saudável tendem a ter uma felicidade maior dentro do ambiente social.


A solidariedade se constituiu com uma condição emocional que une as pessoas para o bem-comum. A ordem social deve ser mantida pelo sentido moral que as pessoas dão aos seus atos.


Relacionada a uma ordem social, a solidariedade é a interdependência entre os fenômenos sociais. Os seres humanos, em seu conjunto, fazem parte da solidariedade, nem sempre consciente.


A solidariedade é típica das instituições filantrópicas a procura da melhora da vida coletiva. Para o pensador francês, as instituições de caridade deveriam ser o modelo de inspiração da vida social.

Soluções para a tarefa

Respondido por ermitamae
14
Respondi a segunda,
Respondido por Matheusieti
0

A segunda alternativa está correta.

Para entender melhor sobre a solidariedade, podemos incluir o pensamento de Durkheim, que definiu o fato social, e, suas diferenciações a partir do pressuposto que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.

Ele apresenta três características sendo:

A coercitividade;

A Exterioridade;

A Generalidade.

Assim, o fato social normal, faz parte da generalização do mesmo na sociedade, já o fato social patológico está fora da abrangência da ordem social, como uma quebra dos princípios da constituição por exemplo, e, para finalizar, a anomia é basicamente a ausência de poder dentro do Estado.

Caso tenha interesse em outra questão sobre o fato social:

https://brainly.com.br/tarefa/2868868

Anexos:
Perguntas interessantes