softwares são programas de computador que auxiliam os alunos no processo da construção do saber. São considerados educacionais quando possuem uma metodologia que os contextualizem no processo de ensino-aprendizagem. Descreva a contribuição dos softwares educacionais no processo didático-pedagógico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atravez dos softwares educacionas é possivel ensinar os alunos a aprender produzir trabalhos de qualidade e a estimular a curiosidade. O uso do software esta relacionado com a capacidade do professor perceber a relação da tecnologia a sua proposta educacional, então o uso do computador ajudará o aluno a ser criativo por meios de desenhos, histórias, palavras e novos conhecimentos que o aluno podera agregar.
Explicação:
O uso de softwares em sala de aula é uma realidade, não apenas de softwares educacionais, mas também softwares sem esse objetivo que, por meio da intervenção e uma boa metodologia organizada pelo professor, pode ser aproveitado como uma ótima ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Imagine que você iniciou sua prática docente com uma turma dos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola da rede pública do seu município. Após as primeiras semanas, você percebe que a utilização de softwares como recurso pedagógico não é uma prática entre seus colegas.
De que forma você poderia contribuir para que seus colegas adotassem o uso de softwares como ferramenta de apoio em suas aulas? Que estratégias poderiam ser usadas diante tal situação?
Resposta: Enquanto professor dos primeiros anos do ensino fundamental, em um primeiro momento, procuraria a coordenação ou supervisão pedagógica para propor o tema do uso de Software Educacional (SE) em uma reunião pedagógica. Inicialmente, poderia ser um projeto com os professores das séries iniciais do ensino fundamental. Existindo interesse da coordenação, faria a abordagem na reunião dos professores, observando os colegas em sua prática docente e suas turmas, procurando os professores com quem tivesse maior afinidade. Definida a abordagem inicial (em uma reunião, ou abordagens entre os mais próximos) a próxima etapa seria apresentar aos professores algumas possibilidades de uso do SE em sala de aula. Faria uma seleção de atividades e softwares (online e gratuitos) que fossem ao encontro das necessidades dos professores, uma avaliação e análise prévia, como forma de motivá-los e mostrar que parte do interesse de cada um. Além disso, apresentaria alguns depoimentos de professores que utilizam esse recurso como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Como os professores não têm a prática de utilizar tais recursos, faria com que eles fossem os alunos nesse processo, pois precisariam, em um primeiro momento, passar pelo encantamento e aprender na prática, acredito que essa abordagem seja mais convincente do que uma explanação dos recursos e suas formas de uso. A primeira aula poderia ser uma aula demonstrativa, como muitos softwares que não são gratuitos fazem: liberam um acesso para que você conheça os recursos disponíveis e, para acessos futuros é necessário adquirir uma licença. Nessa aula demo, que teria essa nomenclatura para aproveitar e explicar aos professores esse conceito, disponibilizaria alguns jogos do site os professores. Além disso, iria disponibilizar alguns horários por semana, no laboratório de informática, para auxiliar os professores interessados em utilizar os softwares nas suas aulas, auxiliando inclusive na elaboração do planejamento das aulas e escolha dos recursos.
Explicação:
Para mediar a aprendizagem.
Como um recurso interativo.
Favorecem a capacidade de concentração e atenção.
Contribuem para a melhoria da qualidade do ato de aprender.
Possibilitam a pesquisa individual e coletiva.
Auxiliam na aplicação dos conteúdos.
Contribuem para a comunicação e o trabalho cooperativo.
Enriquecem as aulas, tornando-as mais eficiente.